“Semáforos de Canoinhas mais parecem enfeite de natal”, diz Glinski sobre as constantes falhas apresentadas pelos equipamentos

por admin última modificação 08/03/2018 20h47
Vereadores apresentaram indicação conjunta cobrando providências por parte do governo municipal

Há algum tempo os semáforos localizados na área central da cidade vem apresentando falhas. O problema tem afetado os equipamentos localizados em pontos movimentados como, por exemplo, das ruas Francisco de Paula Pereira e Vidal Ramos nos cruzamentos com as vias Caetano Costa e Getúlio Vargas.

O assunto voltou a ser debatido esta semana na Câmara de Canoinhas. Vereador Paulo Glinski (PSD) afirmou que os constantes defeitos nos sinaleiros têm trazido transtornos e risco de acidentes para motoristas e pedestres. “Daqui a pouco vai acontecer uma tragédia no centro da cidade”, lamentou.

Disse ser inadmissível um semáforo ficar dois ou até três dias sem operar, colocando em risco a vida da população. “Semáforos de Canoinhas mais parecem enfeite de Natal, ficam piscando e não funcionam”, reclamou ao também falar que basta dar “um trovão em Porto União para queimar os sinaleiros em Canoinhas”.

Glinski cobrou providências por parte do governo municipal. “Se em outros lugares o sistema funciona, porque aqui na nossa cidade não acontece o mesmo?”, questionou. Indicação assinada por todos os vereadores e que solicita medidas urgentes para o problema será ainda esta semana encaminhada ao prefeito Beto Faria (PMDB) e ao Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan).

Vereadora Cris Arrabar (PT) também se manifestou sobre o assunto. Pediu que a prefeitura busque na própria cidade alguém que faça a manutenção dos equipamentos. “Quando apresentam problema, tem que comunicar e esperar um pessoal de fora vir até o município e fazer conserto. E isso é complicado!”, ressaltou.

Para o vereador Renato Pike (PR), os problemas relacionados ao trânsito de Canoinhas não estão restritos aos semáforos. “Precisa ser verificado num contexto geral”, comentou. Falou que está cada vez mais difícil circular de automóvel pelas ruas centrais nos horários de pico. “E a cidade nem é tão grande assim para ter esses congestionamentos, principalmente ao meio dia”, acrescentou.

 Propôs ainda que o Detracan, com o aval da secretaria municipal de Administração, Finanças e Orçamento, realize ou contrate uma empresa especializada por fazer um estudo técnico e que diga o que poderá ser feito para dar mais fluidez ao transito local. “Deve ter alguma solução”, enfatizou, ao apontar como problemáticas as esquinas das ruas Vidal Ramos com Felipe Schmidt (Bradesco) e das ruas Major Vieira com Getúlio Vargas (HSBC e Praça Lauro Muller).

Mesmo elogiando a ideia do colega, Glinski demonstrou não acreditar mais em estudos relacionados a soluções para o transito local. Segundo ele, diversas propostas foram apresentadas nos últimos anos e pouca coisa saiu do papel. “Não se sabe o que mais foi estudado nos últimos tempos. Se é a origem do universo ou soluções para o trânsito de Canoinhas”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134