Após requerimentos, responsável pela Comissão de Patrimônio Municipal esclarece dúvidas dos vereadores
Após requerimentos, responsável pela Comissão de Patrimônio Municipal esclarece dúvidas dos vereadores
Requerimentos foram apresentados em sessões anteriores, onde vereadores apontam e questionam valores dos veículos para possível leilão
Sérgio Murilo Miguel, responsável pelo setor de transportes e Comissão de Patrimônio Municipal, usou a tribuna da Câmara durante a sessão legislativa ordinária desta segunda-feira, 04. Ele esclareceu as dúvidas dos vereadores que disseram na semana passada que têm recebido reclamações de que faltam carros para transportar pacientes.
Com referência ao interior: Ele afirmou que, agora, há um carro para levar a pessoa que tenha vindo de ambulância ao centro de volta ao interior. De modo mais amplo, ele informou números superlativos como o de que 954 mil km foram rodados em um ano só em tratamentos fora do domicílio (TFDs). Foram 13,9 mil pacientes transportados em um ano, 242 viagens por mês;
Carros que vieram do Ministério Público: Depois da apreensão feita na revenda do ex-vice-prefeito Renato Pike, nem todos estavam funcionando. “Por estarem muito tempo parados, necessitavam manutenção”, explicou. Contudo, hoje, os 15 estão sendo usados para a Saúde. Há, ainda, um carro à disposição do gabinete. O carro que era de Beto Passos foi devolvido a ele na semana passada, conforme a coluna noticiou.
Corolla Sedan que era de ex vice-prefeito: Está sendo usado para o transporte de pacientes porque tem porta-malas maior, ideal para transporte de cadeiras de rodas. Por isso o Toyota Cross, que era de Passos, ficou com o gabinete da prefeita. “Mesmo ficando sem o Cross, o gabinete não requisitou o Corolla Sedan”, frisou.
Leilão de 21 veículos: Sérgio defendeu a realização do leilão são veículos danificados, cujo projeto está travado há semanas na Câmara. “Sem leilão, o valor dos veículos cai e o custo aumenta a cada mês. O carro é vendido pelo maior lance. Ele é aberto”, defendeu. São 20 carros e uma Van.
Autora de requerimentos, a vereadora Tati foi a que mais questionou. Ela perguntou porque a Van 2019/2020 está para leilão. Teve como resposta de Sérgio que a Van tem mais de 400 mil kms rodados. O motor tem problemas e teria de comprar um motor novo. O ar condicionado também está com problemas. Hoje, há uma Van alugada que leva pacientes para fazer hemodiálise em Mafra. O custo é de R$ 2,90 por quilômetro.
“São muitos carros, são muito novos e isso nos chamou atenção. Queremos saber pelo menos o mínimo do que vale cada carro desses. Queremos que mandem um valor mínimo. Esperamos esse valor mínimo para aprovar o projeto”, disse Tatiane, aproveitando para denunciar o caso de um paciente em quimioterapia que teria sido deixado a 8km de sua casa.
Sérgio se comprometeu a responder à vereadora rapidamente com os valores estimados. Tati disse ao final que com esses esclarecimentos o projeto segue seu rito normal na Casa.
Com esse pronunciamento, o responsável pela Comissão de Patrimônio Municipal busca promover a compreensão entre os vereadores e dissipar eventuais dúvidas sobre as decisões relacionadas ao patrimônio e gestão de transportes municipais. O diálogo aberto na Câmara fortalece a transparência e a prestação de contas à comunidade, demonstrando o compromisso das autoridades locais com a eficiência e a responsabilidade na administração pública.
--
Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas