Após um mês de promessa, Hemosc não reabre em Canoinhas e vereador cobra providências

por admin última modificação 08/03/2018 20h49
Anúncio da reinstalação foi feito em março e até hoje o posto de coleta não foi restabelecido no município

Há mais de um mês, no dia 16 de março, a Câmara de Vereadores de Canoinhas abriu as portas para uma Audiência Pública que anunciava, para uma plateia lotada de canoinhenses, a reabertura do posto de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) da cidade. Presidido pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB), o evento formalizou o anúncio feito pelo secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso. “A volta do Hemosc para Canoinhas é irreversível”, foi o que disse Aguiar na ocasião, garantindo que a reabertura ocorreria na segunda-feira seguinte, 20 de março. Porém, isso não ocorreu até hoje.

E foi exatamente este o teor do texto trazido em forma de requerimento pelo vereador Paulinho Basílio (PMDB) na noite desta segunda-feira (17). Primeiramente ele havia solicitado que fosse enviada correspondência questionando sobre a data de reabertura do Hemosc ao deputado Aguiar, mas após pareceres de outros vereadores, ficou definido que mais autoridades receberão o documento, assinado por todos os edis. São eles: deputado estadual Darci de Matos (PSD); Vicente Caropreso, secretário da Saúde; Raimundo Colombo (PSD), governador de Santa Catarina; Aloísio Salvatti, secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas e Antônio Gilberto Carvalho, gerente regional de Saúde.

Basílio ainda relatou que, conversando com doadores de sangue, foi informado de que o Hemosc entrou em contato com a Adosarec solicitando um ônibus com doadores, “porque em determinado local houve falta de bolsas de sangue.” “Solicito que a gente saiba o que aconteceu, porque não podemos postergar uma situação que não deveria ter acontecido”, desabafou Basílio, colocação com a qual a vereadora Camila Lima (PMDB) concordou. “A gente tem que cobrar, porque há mais de um mês a gente está esperando e isso não pode ficar assim. Que Aguiar cumpra com a palavra.  Ele é o deputado de Canoinhas”, explicitou ela.

Telma Bley (PMDB) também mostrou-se indignada com a situação, dizendo que “a pessoa que veio aqui gerou expectativa nos doadores de sangue, no Hospital Santa Cruz, nos trabalhadores de saúde, nos vereadores e na população.” Ela falou que achou uma falta de respeito fechar a instituição na cidade que tem o maior número de doadores do país e um descaso não terem vindo sequer conversar com Silmar Golanoski, presidente da Adosarec e filho do precursor da doação na região. “É sangue... são vidas”, completou.

Também descontente com o caso, a vereadora Norma Pereira (PSDB) concordou que “é hora de começarmos a agir de novo.” “Temos que correr atrás e restabelecer o Hemosc o mais breve possível”, pediu. Paulo Glinski (PSD), líder do Governo na Câmara, acrescentou que, além de tudo que foi dito, houve, com o anúncio da reabertura, a desmobilização da população, que estava lutando pela causa. Ele pediu que o requerimento seja bem específico, pedindo a data exata da reabertura do posto de coleta, destaque com o qual Coronel Mário Erzinger (PR) concordou. Chico Mineiro (PR), por sua vez, lembrou que os prefeitos de Três Barras, Luiz Shimoguiri (PR), e de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (PSDB), estiveram presentes na audiência pública e que seria importante que a população destes municípios também se mobilizasse em prol da reabertura da unidade, que beneficia toda a região.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004