Aprovado projeto de lei que institui o Dia Municipal do Lions Clube
Em sessão ordinária realizada na noite de terça-feira, 1º, vereadores canoinhenses aprovaram em segundo turno e por unanimidade o projeto de lei nᵒ127/2015, que institui o Dia Municipal do Lions Clube.
A partir da sanção do prefeito Beto Faria (PMDB), a data será anualmente comemorada em 26 de junho, dia do aniversário de fundação do Lions Clube Canoinhas Ouro Verde. Associados do clube local acompanharam a votação da matéria.
Autor do projeto, vereador Wilmar Sudoski (PSD) exaltou a atuação do Lions Club Internacional, lembrando que é uma organização mundial composta por homens e mulheres realizando serviços comunitários em 210 países e regiões geográficas. “Pessoas que acreditam no mesmo ideal, ou seja, que a comunidade é o que fazemos dela”, frisou.
Disse ainda que, ao entrar para o Lions, o sócio passa a integrar uma rede global de serviços que vai além da contribuição local, ampliando sua atuação voluntária de trabalho a outros locais do mundo. “A organização desenvolve líderes e eles servem em todos os níveis, dos sócios locais à direção internacional. Seus associados tem a capacidade de estarem presentes em pequenos projetos e em grandes iniciativas”, acrescentou.
Na tribuna da Câmara, o ex-presidente do Distrito Leonístico 5 (LD), Vilmar Capanema, apresentou um breve histórico do Lions Club Internacional que, daqui dois anos, completa o seu primeiro centenário. “Somos uma organização bem administrada, com visão sólida, uma missão bem definida e com uma longa história que nos enche de orgulho”, destacou.
Fez menção aos motivos que levam as pessoas a se tornarem associadas do Lions, à participação da mulher na organização, à forma de tratamento onde o companheiro e a companheira leões têm os mesmos direitos e deveres.
Capanema ainda se pronunciou sobre a atuação comunitária e social do Lions Clube Canoinhas Ouro Verde, enfatizando o apoio a entidades locais quando são requisitados. Também falou dos eventos beneficentes realizados pelo clube local, que visam à captação de recursos para a aquisição de cadeiras de rodas e de banho, além de outras ações destinadas às pessoas necessitadas.
Como gesto de agradecimento, a ex-presidente do clube local, Cacilda Capanema, presenteou o vereador Wilmar Sudoski com um pin do Lions Club Internacional. “Obrigada ao vereador e a esta Casa de Leis pela atenção que tem dado ao nosso clube”, ressaltou.
Lions Club Internacional
Os leões, como são conhecidos os mais de 1,4 milhão de sócios, atendem às necessidades locais e pelo mundo. Fundado em 1917 por Melvin Jones, empresário de Chicago, nos Estados Unidos, o Lions é reconhecido por sua luta contra a cegueira.
Isso faz parte da sua história e do seu trabalho atual. Mas também desenvolve o voluntariado em diferentes projetos comunitários, como a preservação do meio ambiente, a alimentação dos famintos e a ajuda aos idosos e deficientes.
Sua internacionalização começou em 1920 com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México em 1927. Na década de 50, a expansão foi intensificada com a criação de clubes na Europa, Ásia e África.
Os leões são atuantes e adotam como tema o “Nós servimos”. Ao realizar exames de vista, equipar hospitais, distribuir medicamentos e conscientizar sobre doenças oculares, os Leões trabalham com a missão de oferecer visão a todos. Um exemplo disso é o programa Sight First Internacional, que tem o objetivo erradicar a cegueira.
Servem também a juventude. Muitos dos projetos comunitários dos Leões levam assistência às crianças e escolas locais através de recreação, bolsas de estudo e orientação. Entre os programas internacionais voltados aos jovens estão o Concurso de Cartas sobre a Paz, Acampamentos e Intercâmbios Juvenis e Lios Quest.
Desde 1968 o Lions Club Internacional doou mais de U$ 700 milhões para apoiar projetos comunitários e humanitários desenvolvido pelo Lions pelo mundo. Juntos, a Fundação e os sócios estão ajudando as comunidades após catástrofes naturais, suprindo necessidades imediatas como alimentos, água, roupas e medicamentos, além de ajudarem na reconstrução a longo prazo.
O Lions Club Internacional é a maior organização de clubes de serviços do mundo, totalizando mais de 46 mil clubes. É reconhecidamente uma das mais eficientes organizações do planeta.
Os Lions são organizados em distritos, que são comandados por governadores. Em Santa Catarina existem três distritos leonísticos: LD9, LD8 e LD5, no qual fazem parte o Lions Clube Ouro Verde e o Universitário, ambos de Canoinhas. O LD5 conta com 45 clubes de serviços e 1.334 associados.
Lions Clube Canoinhas Ouro Verde
O clube local foi fundado em 26 de junho de 1985 e, desde então, tem se destacado por suas atividades em prol das pessoas mais necessitadas. Conta atualmente com 32 associados, que dedicam parte de seu tempo no desenvolvimento de ações sociais e humanitárias.
Tem como carro chefe de suas atividades o “Banco de Cadeira de Rodas”, que visa suprir as necessidades de usuários, independente da classe social a que pertençam. Os leões locais também estão presentes em ações que enfatizam a conscientização, esclarecimento e pesquisa do diabetes, o trabalho com deficientes físicos e mentais, do meio ambiente, bem estar da comunidade e compreensão internacional e programas juvenis.
A atual presidente do clube é Norma Peterman Pereira/ Francisco Vital Pereira. Praticamente todos os seus associados já integraram a diretoria.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134