Audiência pública irá tratar questão do subsídio de energia elétrica aos agricultores

por admin última modificação 08/03/2018 20h51
Câmara Municipal de Canoinhas será palco do debate que promete reunir a sociedade civil organizada
 

A Câmara Municipal de Canoinhas realizará, às 14h00 do dia 15 de setembro, audiência pública para tratar da questão relacionada ao fim do subsídio dado nas contas de energia elétrica aos agricultores. A iniciativa partiu do vereador João Grein (PT), que apresentou requerimento solicitando o debate durante a sessão ordinária da última terça-feira (06). O documento foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.

Com o fim do subsídio, a agricultura catarinense teria perdas financeiras consideráveis e os principais prejudicados seriam os produtores de fumo que utilizam estufas elétricas. “O risco de perder esta conquista é eminente. A agricultura familiar passa por inúmeras dificuldades e, principalmente os fumicultores, estão muito preocupados”, frisou o vereador João Grein. Em Santa Catarina, as duas principais regiões produtoras de fumo são o Alto Vale do Itajaí e o Planalto Norte. No distrito de Pinheiros, situado no interior de Canoinhas, está concentrado grande parte dos fumicultores do estado. “Nossa região é uma grande produtora de fumo e os nossos agricultores precisam ser ouvidos”, concluiu Grein.

O presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos (PT), destacou a importância da audiência pública e convocou a sociedade civil organizada para o debate. Segundo ele, além dos sindicatos ligados aos produtores rurais, se faz necessário ainda a participação de representantes das entidades ligadas a Associação Empresaria de Canoinhas (Acic) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). “Já que os comerciantes dizem que é agricultura que movimenta a economia local, então vamos todos abraçar a causa e lutar pelo homem do campo. Chegou o momento de todos se unirem!”, ressaltou Passos.

Já o vereador Célio Galeski (DEM) lembrou que o fim do subsídio traria um aumento de até 60% nas contas de energia elétrica na época de seca e cura do fumo. “Nesse período, as contas de luz variam entre R$ 600 a R$ 800 por estufa. Imaginem então os gastos que passariam a ter aqueles produtores que tem duas ou três estufas?”, indagou. O vereador propôs a participação dos deputados catarinenses na audiência pública e de representantes da Celesc Distribuição.

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134