Audiência pública vai debater a reativação da Ferrovia do Contestado
A Câmara de Canoinhas deverá sediar, ainda na primeira quinzena do mês de junho, audiência pública que vai tratar da reativação da Ferrovia do Contestado, que passa pelo Planalto Norte Catarinense, especificamente pela região de Porto União, Canoinhas, Mafra e segue até o porto de São Francisco do Sul. “Tudo indica que aconteça no dia 14, mas a data ainda será confirmada”, afirmou o deputado Antonio Aguiar (PMDB), na sessão ordinária de segunda-feira, 13.
Aguiar defendeu, durante pronunciamento na tribuna livre do legislativo canoinhense, mobilização regional suprapartidária em torno da causa. Para ele, é de suma importância o engajamento das prefeituras, das Câmaras e dos representantes da sociedade civil organizada. “Não se trata de uma luta partidária, mas sim, de toda uma região”, ressaltou. Na audiência, devem estar presentes os deputados estaduais e grande parte da bancada federal catarinense.
Conforme o parlamentar, a revitalização da Ferrovia do Contestado representaria economia aos cofres públicos. Enquanto a Ferrovia da Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango, consumiria R$ 20 bilhões só numa primeira fase, a Ferrovia do Contestado teria um custo final estimado de R$ 5 bilhões. “E ficaria pronta em até cinco anos, enquanto a outra levaria cerca de 20 anos”, confirmou.
O fato de a região já contar com ramais ferroviários (antiga Ferrovia São Paulo – Rio Grande) é, para o deputado, um dos pontos que devem ser levados em consideração pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea). “Bastaria mudar as bitolas para 1,60 metros, sem precisar ficar aguardando por licenças ambientais. Isso significaria ganho de tempo”, disse. O lançamento do edital para a contratação da empresa que irá fazer o Evtea aconteceu na última sexta-feira, 10, em Chapecó.
Ao mesmo tempo em que se manifestou favorável a inclusão do Planalto Norte no corredor ferroviário de Santa Catarina, Aguiar lembrou que não pretende atrapalhar a construção da Ferrovia do Frango. “Só estamos pedindo que a nossa região tenha prioridade e seja contemplada com esta revitalização. A nossa solicitação vai ter que ecoar no governo federal”, justificou.
O corredor ferroviário representa a integração do desenvolvimento econômico do Estado e vai proporcionar o escoamento da produção agropecuária e industrial do interior com as zonas portuárias do litoral catarinense. Além disso, facilitará o escoamento da produção local para os outros estados brasileiros. O trajeto só será definido após conclusão do Evtea.
Requerimentos
Ainda na sessão de segunda-feira, 13, os vereadores Wilmar Sudoski e Paulo Glinski, ambos do PSD, apresentaram requerimentos de moção de apelo em prol da inclusão da Ferrovia do Contestado no trajeto final do corredor ferroviário de Santa Catarina.
Os documentos, aprovados por unanimidade pelos demais pares, serão encaminhados aos três deputados federais e aos nove deputados estaduais do PSD.
Há poucos dias, o presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR), havia apresentando requerimento solicitando a intervenção do deputado federal Jorginho Melo (PR) a fim de que o ministro dos Transportes, César Borges, se fizesse presente em audiência pública em Canoinhas. O documento ainda não teve resposta.
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