Câmara aprova medida para evitar contaminações nos Cemitérios Municipais
Os vereadores aprovaram em primeira votação na sessão desta segunda-feira, 26, o PL Nº 201, que “dispõe sobre a política de eliminações das contaminações nos lençóis freáticos nos Cemitérios Municipais”. De autoria do vereador Chico Mineiro (PR), o projeto prevê que, em sepultamentos realizados no Cemitério Municipal de Canoinhas, as funerárias utilizem um invólucro absorvedor nos caixões, evitando que o necrochorume – líquido decorrente da decomposição dos corpos – contamine lençóis freáticos.
Segundo justificativa do vereador, a prática de sepultamento provoca “potencial e efetiva degradação ambiental”. O projeto foi baseado em resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente, que prevêem a necessidade de licenciamento ambiental de cemitérios e o controle de vazamento de líquidos.
Ao destacar o respeito às práticas e valores religiosos e culturais da população, Chico Mineiro considera o projeto uma forma de evitar a contaminação com um baixo custo: segundo ele, o invólucro absorvedor custa entre R$60 e R$70. O vereador ainda destacou que, mesmo que sejam adotados os cemitérios verticais, por meio das gavetas, é importante utilizar o material, pois podem ocorrer vazamentos pelo fundo das estruturas.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145
Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123