Câmara de Canoinhas solicita remoção de redutores de velocidade para a marginal da BR-280
A Câmara Municipal de Canoinhas está encaminhando requerimento à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), solicitando a realocação de dois dos quatro redutores de velocidade eletrônicos situados no trevo de acesso a Três Barras, na BR-280.
A medida é, especificamente, para os equipamentos que ficam nas “saídas” do trevo, nos dois sentidos da rodovia. O documento foi apresentado e aprovado em plenário na noite de segunda-feira, 07, e leva a assinatura de todos os vereadores.
A intenção é transferir os controladores de velocidade para o KM 231+950, na travessia urbana do município, nas proximidades da ponte sobre Rio Água Verde, local onde já ocorreram diversos acidentes com vítimas fatais por atropelamento.
Wilmar Sudoski (PSD) que na última quinta-feira, 03, participou de reunião na superintendência regional do departamento, em Mafra, apresentou a proposta ao supervisor do Dnit, engenheiro civil Jeferson Bittencourt.
Em resposta, o supervisor sugeriu que a Câmara documentasse o pedido. Fazendo isso, nos próximos dias ele próprio se comprometeu em encaminhar o requerimento até o Dnit de Florianópolis.
Como a empresa que faz a manutenção pode realizar o conserto dos equipamentos instalados até a ponte sobre o Rio Água Verde, o vereador e o próprio supervisor acreditam no êxito da solicitação encaminhada pela Câmara.
Sudoski ainda afirmou que a transferência dos redutores não trará prejuízos ao município vizinho, já que dois deles serão mantidos nos locais que antecedem o trevo e nos dois lados da pista. “São importantes e devem sim continuar nos lugares onde estão”, frisou.
Durante reunião no Dnit, o vereador apresentou uma série de reivindicações. Parte delas, inclusive, que haviam sido apresentadas e documentadas nas sessões ordinárias da semana passada.
Respostas
O supervisor do Dnit informou a Sudoski que a prefeitura de Canoinhas já manteve contato com a Celesc, visando a remoção de dois postes que ficam em frente ao hotel Pampas e ao restaurante V12, nas proximidades do trevo conhecido como o da “Fiat”.
De acordo com o engenheiro, só depois disso é que o departamento poderá incluir o prolongamento da marginal da BR-280, da ciclovia e da calçada até o encontro com a Avenida Rubens Ribeiro da Silva, no cronograma de melhorias da rodovia.
Outros dois pedidos feitos pelo vereador devem ser atendidos em breve pela empresa Castelar, responsável pela manutenção e conservação da rodovia. Uma é a colocação de grades de proteção em dois bueiros que se encontram abertos nas proximidades do Clube Laffayette.
Outra é a construção de duas galerias com um metro e meio de diâmetro nas proximidades da borracharia 5ª Roda, que dará mais vazão as águas que ficam acumuladas no entorno da Rua Mario João Mayer e também no trevo da Fiat.
Tendo como base informações repassadas pelo supervisor do Dnit, Sudoski também comentou que já está no cronograma de obras do departamento a construção da terceira pista no trecho entre a ponte sobre o Rio Água Verde até as proximidades da churrascaria Boi na Brasa. As obras devem iniciar em meados de abril.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134