Câmara de Vereadores abre porta para deputado federal Cesar Souza, secretário de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina, ouvir prefeitos

por admin última modificação 08/03/2018 20h58
Todas as solicitações recebidas no Dia de Ação do Governo são levadas as mãos do governador

Em Dia de Ação de Governo, o primeiro do ano de 2017, o deputado federal e secretário de Assuntos Estratégicos do estado de Santa Catarina, Cesar Souza (PSD), esteve na cidade de Canoinhas nesta quarta-feira, 25, para realizar visitas e reuniões.

As atividades tiveram início às 9h, quando Souza se reuniu com a imprensa local. Na sequência, às 10h, ele conversou com os gerentes da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Canoinhas.

Logo após, às 11h, Cesar Souza esteve na Câmara de Vereadores, que, sob a presidência de Wimar Sudoski (PSD), abriu as portas para que ele pudesse ouvir e discutir com prefeitos, vice-prefeitos e representantes do poder público regional, de modo a ficar a par da real situação das cidades do entorno. De ouvidos atentos, concedendo a palavra aos presentes, o deputado disse que foi ele mesmo quem quis visitar Canoinhas. “Eu fiz questão de escolher Canoinhas porque historicamente é uma região esquecida”, justificou já no início da reunião. Ainda antes de abrir a palavra aos participantes, Souza garantiu que sua missão está longe de colocar ‘panos quentes’ sobre os problemas da região. “Não vim para acalmar. Eu vim para fustigar”, afirmou.

Situação das estradas foi o ponto alto da conversa

Quase que a totalidade dos gestores deram ênfase na questão ligada à falta de infraestrutura das ruas e estradas, cuja não resolução gera outros problemas, como a insegurança e a carência de investimentos de empresas nas cidades no Planalto Norte.

O prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), acompanhado do vice, Renato Pike (PR), foi quem deu início aos apelos, trazendo à pauta a necessidade de se melhorar com urgência a questão das estradas. “A SC-477 chegou em um caos, que não dá mais fusão de tráfego”, iniciou. Passos relatou ainda que uma motorista permaneceu em estado de coma por tempo considerável graças a um acidente ocasionado pela falta de infraestrutura da via. Frisou ainda que foi realizada a contabilidade dos buracos presentes em 35 quilômetros da rodovia: são 1.126. O prefeito de Canoinhas ainda citou outras estradas que merecem atenção e disse que os produtores rurais, importantes responsáveis pela economia local, sofrem muito com o descaso.

Ainda durante sua fala, Beto Passos lembrou que faz 14 anos que uma empresa não escolhe esta região para abrir uma filial e que foi cogitada a vinda da cooperativa Aurora para o município canoinhense, e que, inclusive, à época, um terreno havia sido adquirido, com auxílio do Governo Estadual, na BR-280, para a instalação da empresa – que acabou não acontecendo. Ele pediu que seja pensado na possibilidade de implantar neste espaço uma filial da empresa JBS, que demonstrou interesse em instalar-se na região, justificando que ela fomentaria a economia de todos os municípios do entorno.

O prefeito de Major Vieira, Orildo Severgini (PMDB), concordou que a prioridade é falar das estradas e que todo o desenvolvimento depende delas. “Não tem acostamento, limpeza.  Chega”, desabafou.

Também favorável à revitalização das estradas, o vice-prefeito Percy Storck (PSD), de Porto União, afirmou que são 25 anos de abandono nesta área. Porém, ele disse que é preciso pensar em soluções para outros problemas que também ocorrem, como a falta de geração de empregos e de instalação de novas empresas. Ele concorda que ajustes importantes na malha viária auxiliariam diretamente na melhora destes outros itens e garante que os projetos até existem, mas nunca saem do papel. “Há projetos maravilhosos de crescimento, mas que ficam apenas no cafezinho”, lamentou.

Também presente na reunião, o prefeito Juliano Pozzi Pereira (PSDB), de Irineópolis, também citou a possível vinda da Aurora, frustrada, e os problemas nas estradas. Ele foi além e disse que há problemas que não são resolvidos não por falta de prioridades, mas porque eles nem chegam ao Governo de Santa Catarina. “O governador não sabe dos problemas da região. Ele esteve aqui uma única vez”, disse.

Cidade berço de duas grandes empresas papeleiras – sendo uma nacional e uma multinacional -, Três Barras esteve representada no encontro pelo prefeito Luiz Shimoguiri (PR), que lamenta o fato de a população viver com medo de os empresários mudarem o eixo e se instalarem em cidades cujas estradas oferecem mais segurança.

A questão da energia elétrica também veio à tona durante a discussão, ressaltada pelo prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (PSDB), que lembrou que os problemas de queda de energia têm afetado gravemente os produtores que trabalham com estufas de fumo (quase que a totalidade da cidade). “A perda de duas estufadas agora no pico da safra pode representar um prejuízo de até 50% da produção do ano”, disse ele. O prefeito ainda lembrou que a alegação da Celesc de que não sabe ao certo quantos são os produtores não é válida, já que o valor pago por ele mensalmente quando há estocada ultrapassa os mil reais. “Bela Vista só nessa época paga um milhão a mais de energia”, concluiu.

Dando seu parecer sobre os casos apontados pelos gestores municipais, ao final da conversa o secretário Cesar Souza frisou que não quer atuar como oposição no Governo do Estado, mas como um fiscalizador atento, e que vai levar às mãos do governador Raimundo Colombo (PSD) todas as pautas levantadas.

Participaram do evento o presidente da Câmara, Wilmar Sudoski (PSD), o prefeito Beto Passos (PSD), o vice-prefeito Renato Pike (PR), o vereador Paulo Glinski (PSD), o secretário de Obras, Gil Baiano (PSDB), o secretário de Habitação, Célio Galeski (PR), de Canoinhas; o prefeito Adelmo Alberti (PSDB) e o vice Carlinhos Schiessl (PSD), de Bela Vista do Toldo; o vice-prefeito Percy Storck (PSD), de Porto União; o prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri (PR); o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgini (PMDB); o prefeito Juliano Pozzi Pereira (PSDB), de Irineópolis; o secretário executivo regional da ADR de Canoinhas, Aloísio Salvatti; Cintia Aguiar, secretária de Ação Social e Márcio Paulo dos Santos, gerente de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura da ADR Canoinhas.  

Dia de Ação de Governo

O Dia em questão passou a ser colocado em prática no ano de 2016. Trata-se de uma data em que diversos secretários do governo estadual saem, cada um rumo a uma cidade diferente, para tratar das mais variadas questões.

Com as necessidades e realidades em mãos, os responsáveis pelas pastas retornam à Florianópolis e entregam os documentos ao governador, para que as devidas providências possam ser tomadas.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Dayane Wolff

Fones: 47 3622 3396/ (41) 99928-4004