Câmara de Vereadores homenageia os 90 anos da Comunidade Luterana em Canoinhas
Fiéis e pessoas da comunidade canoinhense lotaram o plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na noite de terça-feira (16), para participarem da Sessão Solene de homenagem aos 90 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas. A iniciativa partiu do presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos (PT), autor do requerimento n. 123/2011, que solicitou a realização da homenagem para reconhecer publicamente a atuação social e comunitária dos luteranos no município e na região.
A igreja, que há nove décadas iniciou com apenas 30 famílias, possui hoje mais de dois mil membros. Fiéis atuam de maneira voluntária em 27 grupos que desenvolvem o trabalho religioso, espiritual e educacional junto aos membros do centro e bairros de Canoinhas, distrito de Marcílio Dias e município de Irineópolis.
Na solenidade, o pastor Sinodal Inácio Lemke fez um breve resgate sobre a trajetória de instalação da Igreja Luterana no país e em Santa Catarina. Pastor Emerson Pott destacou o trabalho dos antepassados e o empenho dos luteranos em prol do desenvolvimento da fé cristã e da sociedade canoinhense. A jornalista Priscila Noernberg, assessora de imprensa da paróquia local, falou sobre a história dos 90 anos da comunidade em Canoinhas e as áreas de atuação junto à comunidade.
Para o prefeito Leoberto Weinert (PMDB), o centenário de Canoinhas está diretamente relacionado às comemorações do aniversário de 90 anos da comunidade luterana no município. Já o vereador Paulo Glinski (DEM), que falou em nome dos demais parlamentares, enfatizou a importância dos luteranos na construção e no desenvolvimento do município. “Foram lutas e batalhas ao longo dos anos, que não objetivaram apenas o fortalecimento da comunidade luterana, mas também, o crescimento de Canoinhas e região”, frisou.
Homenageados
Vereadores homenagearam com certificados os pastores e pessoas que de maneira voluntária tem o seu trabalho comunitário e social reconhecido junto à comunidade luterana e canoinhense:
- Pastor Sinodal Inácio Lemke;
- Pastor Emerson Pott;
- Pastor João Wunderlich (Assistente ministerial);
- Régines Gonçalves (Assistente ministerial);
- Osmar Jarschel (Presidente da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas);
- Herbert Sachweh (Presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas);
- Adinair Bonetes (Coordenadora do trabalho com crianças na comunidade – Culto Infantil);
- Maelis Schreiber e Hidelgard Dams (Coordenadoras do trabalho com mulheres na comunidade – OASE);
- Marciane Soares Noernberg (Coordenadora do trabalho com jovens na comunidade – JELCAN);
- Aloysio Soares de Carvalho (Coordenador do Coral);
- Dorvalino Saibel (Coordenador do Grupo de Canto);
- Ingrid Hedler (Coordenadora do Círculo de Oração);
- Tecla Kobil Gonchorowski (Coordenadora de Estudo Bíblico);
- Renate Riede (Trabalho do resgate histórico da Comunidade Luterana em Canoinhas);
- Olívia Baukart Jarschel (Diretora do Jardim de Infância do Mickey);
- Elisabeth Leithold Nunes (Serviços prestados na direção do Jardim de Infância do Mickey).