Câmara de Vereadores indica Canoinhas para o Plano Nacional de Banda Larga
Durante a sessão de segunda-feira, 16, o presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Wilson Pereira, juntamente com o vereador João Grein, apresentaram o requerimento nº 152/2010. Esse requerimento, endereçado ao Ministério das Comunicações, pede a inclusão de Canoinhas nas primeiras 100 cidades que serão atendidas pela rede de fibras óticas, dentro do Plano Nacional de Banda Larga.
Durante a realização do Fórum Brasil Conectado, que foi criado com a intenção de discutir o Plano Nacional de Banda Larga, começou a acertar os critérios para a seleção das primeiras 100 cidades, além de 15 capitais e do Distrito Federal, que serão atendidas pela rede públicas de fibras óticas.
Como Canoinhas encontra-se dentro dos critérios sugeridos pelo governo e pelo fórum, e já possui dois projetos elaborados de inclusão digital, que são o ‘Canoinhas Digital’ e o ‘Telecentro Comunitário’, os vereadores enviaram o requerimento ao Presidente da Eletrobrás, Rogério Santanna, e ao Coordenador Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, Carlos Roberto Paiva da Silva.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Wilson Pereira, que também é um dos autores do requerimento, os vereadores juntamente com o poder executivo devem fazer o possível para que o município possa ser contemplado com o projeto. “Nós temos que fazer um trabalho com os demais vereadores e com o executivo, buscar esses recursos necessários para que seja instalado em Canoinhas, os projetos Canoinhas Digital e o Telecentro Comunitário”, comentou Pereira.
Já o vereador e também autor do requerimento, João Grein, lembrou que sua viajem a Brasília, há alguns meses, também foi para ver a viabilidade de realizar esses projetos no município. O vereador também lembrou que com o projeto os valores da banda larga poderão ter um custo mais baixo. “Eu espero e acredito, baseado nas oportunidades, que nós vamos ter grande chance, de ainda nessa gestão, poder inaugurar um projeto que vai mudar a qualidade de vida da população de Canoinhas”, finalizou Grein.