Câmara de Vereadores promove reunião para debater projeto de lei
O principal objetivo da reunião foi debater sobre o projeto, e ver qual a viabilidade de sua execução acatando sugestões e emendas. O autor do projeto de Lei, Vereador Célio Galeski lembrou que “as consequências do consumo de bebidas, em excesso, é um dos maiores causadores de ações na saúde, polícia e ações do fórum”, completou Galeski.
O presidente da Casa, vereador Wilson Pereira, fez a leitura do projeto de lei, na íntegra, e colocou a palavra livre para que qualquer pessoa pudesse dar sua opinião, ou mesmo, sua ideia para o projeto.
Esteve presente à reunião, o tenente coronel Mário Renato Erzinger, o qual lembrou que na cidade de Guaramirim já existe uma lei que regulamenta o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. “A policia militar entende que é extremamente importante essa mobilização, pois quando acontece o problema no centro da cidade é a policia que é acionada”, comentou Erzinger.
A secretária de saúde, Telma Bley, lembrou que o pronto atendimento municipal recebe inúmeras pessoas que são vítimas do excesso de consumo de bebidas alcoólicas. E ainda comentou do alto índice de consumo de bebidas no município de Canoinhas. “Canoinhas está entre as cinco cidades que mais consume bebidas alcoólicas em Santa Catarina”, comentou Bley.
A discussão em torno do assunto demorou algumas horas, e vários presentes puderam dar suas opiniões, bem como, apontar ideias para serem anexadas ao projeto de lei.
Ficou estabelecido que deverá ser realizada mais algumas reuniões para debater o assunto, e também uma reunião especifica com o ministério público e com o poder judiciário.
Também esteve presente na reunião, o secretário de Administração, Argos Burgardt, a secretária de Educação, Maria de Lourdes Brehmer, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os vereadores, Wilson Pereira, Célio Galeski, Paulo Glinski, Gilmar Martins, Alexey Sachweh e Tarciso de Lima, entre outras autoridades e a comunidade canoinhense.