Câmara irá votar com urgência projeto que autoriza aquisição de equipamentos para usina de triagem
A Câmara Municipal de Canoinhas irá votar nas sessões ordinárias de segunda e terça-feira, da próxima semana o projeto de lei n.075/ 2011, de origem executiva que solicita autorização para a compra de equipamentos para a Usina de Triagem do Projeto Recicla Canoinhas. O barracão de 548 m2, que vai abrigar a estrutura, está em fase final de construção. Ele está localizado na Rua Miguel Darmourus, no bairro Campo da Água Verde.
Na execução da obra, o governo do Estado investiu R$ 192 mil e a prefeitura de Canoinhas outros R$ 48 mil. O vereador Alexey Sachweh (PPS), um dos idealizadores e defensores do projeto, comemora os encaminhamentos para o início das atividades que vai auxiliar 105 famílias que vivem única e exclusivamente da coleta de lixo. “É uma luta de cinco anos e que agora está prestes a entrar em operação. Este programa garantirá emprego e renda para diversas pessoas que atualmente vivem praticamente na miséria”, frisou. Sachweh, antes mesmo de ser vereador, já pleiteava junto ao governo estadual recursos para a construção da estrutura que vai abrigar a Usina de Triagem de Resíduos. “Tínhamos noção que o local, além de auxiliar na questão ambiental, seria uma importante ferramenta de cunho social principalmente para as comunidades mais carentes”, justificou Sachweh.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Recicla Canoinhas é um projeto sócio ambiental de inclusão de catadores que em local apropriado irão manusear resíduos sólidos urbanos tanto recicláveis quanto orgânicos. A organização dos catadores funcionará em forma de cooperativa ou associação onde receberão treinamentos e capacitações visando o repasse de informações administrativas para que eles possam gerir o próprio negócio. A coleta será feita por empresa terceirizada e todos os resíduos serão depositados na unidade de triagem. Programas de conscientização serão desenvolvidos para que a comunidade participe na separação do lixo que será recolhido.
O projeto deverá iniciar suas atividades logo após a construção de sanitários, refeitório e escritório no barracão, como também, a abertura de processo licitatório para a aquisição de equipamentos para a unidade de triagem como triturador de vidros, prensas, carrinhos para movimentação de fardos e tambores, balança e outros.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134