Canoinhas recebe maior festival de danças urbanas do estado

por admin última modificação 08/03/2018 21h02
Organizador do evento convidou vereadores e população a participarem das apresentações

O município de Canoinhas recebe neste sábado, 02, pela primeira vez, o Festival de Danças Urbanas do Planalto Norte Catarinense. Organizado pelo coreógrafo do grupo canoinhense Urban Style e entusiasta da dança de rua na cidade, Sérgio Teixeira da Silva, o evento receberá 480 bailarinos dos estados de Santa Catarina e Paraná, tornando-se, assim, o maior evento de danças urbanas do estado. Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 27, Sérgio fez uso da tribuna para convidar a população a participar das apresentações.

            Segundo o organizador, o evento foi projetado após uma conversa com a vereadora Norma Pereira (PSDB), que sugeriu que o coreógrafo buscasse formas de incentivo público a projetos culturais. A proposta de Sérgio foi uma das contempladas pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo Cultural, que destinou, neste ano, cerca de R$5,6 milhões a projetos culturais de todo o estado. O coreógrafo destacou que, apesar de oferecer recursos para a realização das iniciativas, o processo é concorrido e, normalmente, destinado a cidades de grande porte. “É a primeira vez na história que Canoinhas ganha um edital da Elisabete Anderle”, acrescentou. O evento ainda contou com o apoio da Prefeitura de Canoinhas e empresas privadas do município.

            Além de divulgar o festival, o coreógrafo agradeceu o apoio dos vereadores na aprovação de projetos que permitiram que o grupo Urban Style representasse o município de Canoinhas em competições de todo o país nos últimos anos. “Vocês foram grandes incentivadores, me apoiaram com o grupo desde o início aprovando projetos para a gente representar Canoinhas”, afirmou.

            O presidente Wilmar Sudoski (PSD) destacou a dedicação do grupo em competições e, também, em eventos do município. “Você faz isso com muita dedicação e carinho e tem os alunos ao seu lado”, relatou. A vereadora Camila Lima (PMDB) também parabenizou Sérgio pela disposição em incentivar a área cultural. “A gente fica tão feliz quando vem alguém aqui para falar de arte, alguém que dá o sangue e o suor e faz acontecer com pouco”, afirmou.

            A vereadora Norma Pereira (PSDB) comemorou a realização do evento, ressaltando a importância em buscar editais de incentivo público. “Às vezes existem opções em que a gente pode trazer eventos com o dinheiro de projetos culturais que estão à nossa disposição”, comentou.

FESTIVAL

            Por tratar-se de um evento realizado com repasses públicos, os bailarinos foram isentos do valor de inscrição, bem como a população, que poderá assistir as apresentações de forma gratuita. Serão realizadas duas sessões: a primeira inicia às 15h, com 28 apresentações de bailarinos entre 07 e 14 anos, e a segunda ocorre às 19h, com 54 apresentações dos grupos adultos e juvenis. O evento receberá um público de até mil pessoas por sessão, capacidade do ginásio de esportes da Escola de Ensino Básico Sagrado Coração de Jesus.

            Além dos bailarinos, a cidade também receberá jurados de renome na dança, envolvidos com grandes companhias, como o Teatro Bolshoi, apresentações de televisão e organização de eventos de dança.

            No cronograma do festival, ainda serão realizados dois cursos voltados à comunidade. Uma das propostas é direcionada aos professores da rede municipal e estadual de ensino, onde os profissionais receberão instruções para trabalhar a dança com qualidade dentro das escolas. A segunda oficina será ministrada para alunos da Escola Básica Municipal Severo de Andrade, com o objetivo de ensinar fundamentos básicos da dança de rua. As oficinas ocorrem na sexta-feira.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

            Durante a sessão, Sérgio relatou que continua em busca de novos apoios para dar continuidade ao trabalho que ocorre nesta semana. Segundo o coreógrafo, o projeto está inscrito no edital de incentivo cultural do Banco Itaú. “Quem sabe a gente possa ter mais grandes eventos na área da dança e na área cultural”, comentou.

 

            No grupo Urban Style, o coreógrafo também segue com planos ambiciosos. A equipe, que conquistou 38 prêmios apenas em 2017, pretende participar da mostra competitiva do Festival de Dança de Joinville, o maior evento da área no país. Neste fim de semana, por uma questão considerada ética por Sérgio, o grupo não competirá. No entanto, a equipe irá se apresentar na mostra não-competitiva, para divulgar o trabalho realizado em Canoinhas.