Cerimonial marca a entrega da ordem de serviço para a construção do novo Fórum
Em rápido cerimonial na manhã de sexta-feira, 08, em Canoinhas, o Poder Judiciário de Santa Catarina entregou à empresa Prumo Construtora e Incorporadora Ltda, a ordem de serviço para a construção do novo Fórum da Comarca.
A solenidade teve a presença do desembargador Antonio Monteiro Rocha, que no ato representou o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Nelson Schaefer Martins. A ordem de serviço havia sido assinada oficialmente no dia 14 de abril, durante ato no próprio TJSC.
Autoridades civis e militares acompanharam o cerimonial realizado no tribunal do júri do Fórum da Comarca de Canoinhas. O Poder Legislativo canoinhense também se fez presente com três dos seus vereadores.
Na opinião do presidente Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), a entrega da ordem de serviço representava um momento histórico não só para Canoinhas, mas para os demais municípios da região. “É o pontapé inicial para uma obra que vai atender a um antigo anseio de magistrados, servidores do judiciário, advogados e a comunidade em geral”, frisou.
Além de oferecer mais conforto e comodidade aos servidores do judiciário e aos seus usuários, para o vereador Renato Pike (PR) “a nova estrutura deverá também dar agilidade aos trabalhos e celeridade aos processos em trâmite”.
Já Paulo Glinski (PSD) disse que o novo prédio de mais de 7,5 mil metros quadrados deverá resolver o problema de estrutura física para os próximos 30 ou 40 anos na Comarca. “Terá capacidade de receber novas Varas, fora as três já existentes. Além disso, contará com respaldo técnico e operacional, pois o seu projeto segue modelos de construções de Fóruns bem sucedidas em outras cidades do Estado”, salientou.
Reconhecimento
Em sua fala, o juiz da 2ª Vara Cível, Bernardo Augusto Ern, destacou a união de esforços para que o sonho de um novo Fórum para a Comarca se tornasse realidade. Fez menção aos magistrados que lhe antecederam, em especial, o ex-diretor do Foro, Márcio Schiefler Fontes.
Ern ainda reconheceu o papel dos demais poderes constituídos no processo que durou quase dez anos. Citou a importância da Câmara Municipal de Canoinhas nesta, e nas legislaturas anteriores, dando ênfase à atuação dos vereadores Renato Pike e Paulo Glinski que, por diversas vezes, foram à Florianópolis e levaram até a presidência do TJSC a necessidade de um novo Fórum para a Comarca.
Fora ele, também se manifestaram sobre o início das obras a juíza de direito da Vara Criminal e diretora do Foro, Gisele Ribeiro, e a juíza de direito da 1ª Vara Cível, Sabrina Menegatti Pitsica.
Após o cerimonial, todos foram ao terreno onde será construído o prédio. Na oportunidade, o representante da empresa responsável pela execução da obra e engenheiros passaram informações técnicas da construção. O prazo de conclusão está previsto para 28 a 36 meses.
Estrutura
Orçado em cerca de R$ 18 milhões, o novo Fórum terá uma área construída de 7.549,47 metros quadrados e abrigará seis unidades jurisdicionais e um juizado especial, além de biblioteca e lanchonete. Seu projeto arquitetônico e de engenharia segue modelo já adotado na construção dos Fóruns de Concórdia e Palhoça.
O prédio será construído em uma área de 4.314 metros quadrados, que fica na Rua Duque de Caxias, entre o Corpo de Bombeiros e o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A estrutura integrará o rol das construções sustentáveis, com teto verde no Salão do Júri e captação de águas da chuva.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134