Comarca de Canoinhas comemora primeiro centenário

por admin última modificação 08/03/2018 21h04
Departamento de Arquitetura e Engenharia do TJSC realizou a exposição da maquete eletrônica do novo Fórum durante a solenidade

Aconteceu na manhã de sexta-feira (15), evento alusivo aos 100 anos de atuação da Comarca na região de Canoinhas. Participaram do evento, que foi realizado no salão do júri do Fórum de Canoinhas, diversas autoridades de toda a região.

Durante o evento foi entregue a premiação do concurso de redação realizado entre as escolas públicas e particulares, com os alunos do ensino médio dos quatro municípios da região que fazem parte da Comarca – Major Vieira, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Canoinhas. O concurso teve como tema: “A paz é fruto da justiça: qual seu papel diante seus conflitos com outras pessoas?”.

A aluna do Colégio Realização, Camila Lorenzini Tessaro, foi a vencedora e recebeu como prêmio um tablet e certificado. Durante a solenidade, foi realizada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a exposição da maquete eletrônica do novo Fórum, que será construído junto ao 3º Batalhão de Polícia Militar.

O historiador Fernando Tokarski apresentou o histórico da criação da Comarca, citando fatos curiosos e a importante trajetória de todos que por ali passaram.

Vereadores canoinhenses marcaram presença no evento, entre eles, o presidente da Câmara, Renato Pike (PR), Paulo Glinski (PSD), Wilmar Sudoski (PSD), Chiquinho da Silva (PMDB), Neuzo Genérico (PSB), João Grein (PT) e a vereadora Cris Arrabar (PT).

O secretário regional Ricardo Pereira Martin representou o governador em exercício, Joares Ponticelli, e destacou a importância da construção do novo fórum da comarca de Canoinhas, dando mais agilidade e excelência no trabalho. “Quero aqui salientar o trabalho do juiz Márcio Shiefler Fontes, que merecidamente recebeu título de cidadão honorário de Canoinhas e o quanto lutou para instalação do novo fórum.”

Martin foi muito aplaudido quando frisou que o juiz, em seu trabalho muito atuante e ético, aproximou o poder do povo. “O senhor vai deixar saudades em nossa Comarca.” Deputado Antonio Aguiar frisou o trabalho de pessoas importantes para a realização da conquista. “O senhor Cláudio Dutra foi um dos lutadores para a construção do novo fórum, além de diversas pessoas envolvidas na luta deste bem. Representando a Assembleia Legislativa neste evento, é um orgulho testemunhar momento histórico.”

 O desembargador Francisco de Oliveira Filho, logo após fez uso da palavra, homenageando um dos grandes juízes da Comarca, Dr. Bonifácio da Silva, sendo aplaudido por todos.

 

Estrutura do novo Fórum

6 Unidades Jurisdicionais completas; 1 Juizado Especial; 2 Gabinetes de Juízes Substitutos; Ala independente para instalação do Ministério Público; Biblioteca; Salão do Júri (capacidade para 182 lugares); Lanchonete ; Estacionamento privativo coberto – 37 vagas; Estacionamento público – 27 vagas (2 vagas acessíveis); Bicicletário – privativo e público

O projeto ainda terá aproveitamento de água da chuva; estação de tratamento de efluentes; Telhado verde sobre o Salão do Júri; Rampa de Acesso ao pavimento térreo; Elevadores para fluxo interno entre pavimentos  eSanitários acessíveis (masculino e feminino por pavimento)

 

 Cavalgada

Durante a manhã também foi realizada uma cavalgada, que saiu do Portal da cidade, passou pela Avenida Caetano Costa, até o Fórum. Foi feito uma homenagem a Francisco de Almeida Cardoso, o único juiz da história de Santa Catarina, que foi assassinado exercendo a função no Planalto Norte, em 1933, em Canoinhas.

 

Texto e foto: Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas