Comitiva de vereadores participará de reunião com a direção da Casan

por elton — última modificação 08/03/2018 21h05
Oito dos dez parlamentares irão acompanhar o prefeito Leoberto Weinert na capital do Estado

  

Está agendada para esta quarta-feira, às 14 horas, em Florianópolis, a reunião entre o prefeito Leoberto Weinert (PMDB) e a direção da Casan que terá, como objetivo, a definição do futuro dos serviços de abastecimento de água e a implantação da rede de saneamento básico no município de Canoinhas. Uma comitiva de vereadores, formada por Beto Passos (PT), Gil Baiano (PSDB), Alexey Sachweh (PPS), Wilson Pereira (PMDB), João Grein (PT), Célio Galeski (DEM), Paulo Glinski (DEM) e Miguel Gontareck (PP) também estará presente no encontro.

            Na oportunidade, Weinert fará a entrega da documentação referente à criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico e tratará de assuntos relacionados ao convênio que poderá ser firmado entre o município de Canoinhas e a Casan para a implantação do sistema de esgoto sanitário. Segundo destacou o presidente da Câmara Municipal, Beto Passos, os vereadores serão, ao lado do prefeito, defensores da população canoinhense. “Já nos enrolam há mais de 30 anos. Mas, desta vez, não nos passarão para trás. Ou a Casan assume seu papel na totalidade, ou o município vai ficar com a responsabilidade de tocar os serviços”, afirmou.

            A briga envolvendo o município de Canoinhas e a Casan tem sido motivos de vários debates no legislativo. Vereador Alexey Sachweh, um dos principais críticos da companhia, já fez diversas denúncias sobre a falta de comprometimento e de investimentos no município. Em uma das primeiras sessões ordinárias do ano, Sachweh relatou a precariedade do abastecimento de água, principalmente, nos bairros Jardim Esperança e Alto do Frigorífico. “Tem muito trabalhador chegando em casa e não tendo água para beber e nem tomar banho”, relatou o vereador em uma das sessões.

            O legislativo vem, com freqüência, questionando as crateras deixadas pela Casan nas ruas pavimentadas do centro e bairros da cidade. Elas são abertas para os consertos de vazamentos e ficam sem tapar, causando transtornos para motoristas e pedestres e deteriorando o patrimônio público. Outra preocupação dos vereadores é o compartilhamento dos serviços, proposta pela Casan. “Pouco adianta compartilhar o abastecimento de água, é necessário também o saneamento básico”, frisou o vereador Paulo Glinski.

            Para o vereador Beto Passos, antes de qualquer decisão a companhia precisa quitar a dívida de R$ 10 milhões que possui com o município de Canoinhas. “Como pode a direção Casan, numa reunião aqui na prefeitura, se dispor de captar junto ao Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) e Ministério das Cidades recursos de R$ 23 milhões para implantação do sistema de esgoto sanitário se nem a dívida atual ela paga?”, indagou.  

            A reunião, relatada pelo presidente da Casa, aconteceu no dia 02 de fevereiro no gabinete do prefeito Leoberto Weinert e teve a presença de Adelor Vieira, José Vilson Brassiani, José Nogatz e Luiz Antonio da Silveira, todos diretores da Casan.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134