Coronel Mário solicita que isenção de pagamento do estacionamento rotativo para vagas especiais seja divulgada
O vereador Coronel Mário Erzinger (PR) solicitou via requerimento ao prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), e ao diretor do Departamento de Trânsito de Canoinhas, Dário Gravi Gonçalves, que seja divulgada a isenção do pagamento do estacionamento rotativo para as vagas especiais, desde que os veículos estejam identificados com cartão prioritário. Segundo o edil, o público que utiliza as vagas – deficientes físicos e idosos – ainda possui dúvidas sobre a obrigatoriedade do uso do cartão de estacionamento nas vagas especiais.
Ao conceder uma entrevista na rádio, o edil comentou que foi alertado pelo vice-prefeito, Renato Pike (PR), de que, em 2011, um Projeto de Lei aprovado pela Câmara passou a isentar os usuários das vagas especiais do pagamento do estacionamento rotativo. Ainda assim, no cartão prioritário consta que deficientes físicos e idosos devem realizar o pagamento. Por este motivo, Coronel Mário pediu ao Detracan que os cartões sejam modificados e à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal que realize ampla divulgação sobre a não obrigatoriedade do pagamento, além da notificação da empresa responsável sobre a mudança da lei.
O presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), confirmou que o projeto de lei que isenta o pagamento dos usuários de vagas especiais foi aprovado, porém a falta de informação ainda faz com que muitos deficientes físicos e idosos fiquem em dúvida sobre a necessidade de utilizar o cartão. “É um fato que, às vezes, com o silêncio e falta de informação, acaba passando despercebido”, afirmou.
O edil Paulo Glinski (PSD) comentou que, na época da aprovação do projeto, havia um processo licitatório em tramitação, o que pode ter atrasado a aplicação da Lei, “mas que ela entraria em vigor tão logo acabasse a concessão anterior e começasse uma nova”.
A vereadora Telma Bley (PMDB) comentou que conhece o caso de um idoso que foi autuado em vaga especial, o que também lhe despertou dúvida em relação a legislação. O edil Coronel Mário (PR) destacou que é importante verificar se a Lei já estava em vigor na época da autuação.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145
Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123