Cris Arrabar fala em reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade

por admin última modificação 08/03/2018 21h08
Vereadora celebra a passagem do Dia Internacional da Mulher e pede mais participação feminina na política
Para a vereadora Cris Arrabar (PT), o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, deveria servir mais como base de reflexão do que exatamente uma data comemorativa. A data foi oficializada por decreto pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1975.
Ao ocupar a tribuna livre da Câmara, na noite de segunda-feira (11), a petista criticou a exploração comercial envolvendo as comemorações, argumentando que a data estava aos poucos perdendo o verdadeiro sentido. “Os debates para analisar o papel da mulher na sociedade atual estão sendo deixados de lado. Precisa haver uma reflexão porque são raras as exceções. Virou comércio, uma forma de aquecer as vendas e serviços”, disse.
Em outro momento, a única mulher no legislativo canoinhense relatou fatos históricos que motivaram a data. Citou o exemplo das 130 operárias norte-americanas que, no dia 08 de março de 1857, morreram carbonizadas após serem trancadas na fábrica de tecidos em que trabalhavam. “Fizeram uma manifestação para reivindicar seus direitos, pediam a diminuição da carga horária de trabalho de 16 para dez horas diárias e foram combatidas com violência, num ato desumano”, informou.
Ao falar especificamente das mulheres brasileiras, a vereadora lembrou que o direito ao voto feminino no país só foi alcançado no ano de 1932. “Foi a partir daí que as mulheres puderam votar e também serem votadas para cargos no legislativo e no executivo”, frisou.
Com base nesta informação é que Cris cobrou uma participação mais efetiva das mulheres na política. Segundo ela, o desinteresse é histórico e até hoje os partidos encontram dificuldades para preencher os 30% das vagas destinadas as mulheres nas disputas eleitorais. “Deveria existir este interesse. Assim as mulheres buscariam seu espaço e também teriam mais condições de lutarem por seus direitos”, completou.
A vereadora finalizou elogiando a realização da sétima edição da “Caminhada da Mulher” que reuniu cerca de 400 participantes pelas ruas da cidade no último domingo (10). O evento foi organizado pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e da Família, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Fundação Municipal de Esportes (FME) e teve apoios. “Espero que ações como esta continuem na sequência dos anos”, falou.

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134