Desafio Jovem encontra dificuldades para manter projetos

por admin última modificação 08/03/2018 21h08
Presidente da associação lamenta falta de recursos; Câmara se comprometeu em destinar R$ 15 mil das economias que serão devolvidas à prefeitura

“Estamos sem verbas, sem nenhum convênio. Se mantendo apenas com a dedicação das pessoas da casa”. Foram com essas palavras que o presidente da Associação Assistencial Desafio Jovem, João Ricardo Cruz dos Santos, sintetizou a sua preocupação com a seqüência dos projetos que a comunidade terapêutica desenvolve junto aos dependentes químicos de Canoinhas e região.

Durante pronunciamento na tribuna livre da Câmara, na noite de segunda-feira, 17, o voluntário fez um breve relato das atividades da associação, lamentou a falta de recursos e pediu apoio das esferas governamentais. “Faltam investimentos na prevenção e na recuperação dos dependentes químicos.”, reclamou.

Segundo ele, a dificuldade vivenciada pela unidade local é semelhante à de muitas outras pelo estado. “Só em Santa Catarina são mais de 90 associações que tratam da prevenção e reinserção social dos usuários de drogas. Mas quem sabe disso? Nem eu sabia! Os governos deixam de lado a prevenção e focam apenas na repreensão”, ressaltou.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD), disse que a guerra contra as drogas só será vencida com engajamento da sociedade e das esferas de governo. “É inadmissível o avanço das drogas. É preciso se unir para que possamos ter a chance de ganhar esta batalha”, comentou.

Falando em nome dos demais vereadores, Glinski também se comprometeu em destinar R$ 15 mil ao Desafio Jovem. Este valor será parte das economias que a Câmara devolverá à prefeitura no final do atual exercício. “Fica o compromisso de repassar esta economia ao executivo. Nos próximos dias vamos manter contato com o prefeito eleito para ter dele a certeza de que o valor será mesmo direcionado à associação”, explicou.

O Desafio Jovem de Canoinhas surgiu em março de 2008. É uma comunidade terapêutica sem fins lucrativos. Atua na prevenção realizando palestras em escolas e empresas formando agentes preventivos ao uso e abuso de drogas e prima a valorização da vida e prática de esportes. Desenvolve ainda a recuperação dos usuários residentes na comunidade terapêutica e oferece tratamento médico, psicológico e espiritual. Engloba também os grupos de apoio que fortalecem os familiares e usuários que estão ou não ligados ao projeto. Estes grupos são o Cruz Azul de Canoinhas, Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos e Amor Exigente.

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134