Doação de veículo gera discussão na Câmara
Vereador Paulo Glinski (DEM) pediu regime de urgência na apreciação do projeto de lei 015/2011, que autoriza a doação de veículo, de propriedade da Câmara Municipal, para a Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas. A iniciativa do parlamentar, que juntamente com o vereador Beto Passos (PT) é autor da matéria, partiu depois das discussões ocorridas na sessão ordinária da última segunda-feira (04).
Com o voto contrário do vereador Célio Galeski (DEM), o projeto foi aprovado em primeira votação depois de ficar dois meses sob análise das comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento. Galeski, que fez a aquisição do Fiat/ Línea durante sua gestão como presidente da Casa em 2009, justificou sua posição dizendo que o veiculo atende as necessidades do legislativo em viagens à capital do estado. “Não se trata de um automóvel de luxo, mas sim, que contem itens pertinentes ao conforto e segurança dos funcionários que viajam a serviço desta Casa”, explicou.
O clima esquentou quando o vereador Tarciso de Lima (PP) propôs que fossem colocadas emendas no projeto. Lima solicitou, inclusive, que fosse analisada a viabilidade do executivo, após receber o veículo, promover um leilão. A idéia, segundo ele, era utilizar o dinheiro arrecadado na compra de equipamentos hospitalares. “Meu voto é favorável à doação, porém, tenho medo que esse veículo seja mal utilizado pelo executivo”, frisou.
Em resposta, o presidente da Casa, vereador Beto Passos disse achar estranha a proposta. Ele alfinetou afirmado que o projeto ficou dois meses nas comissões e nenhum dos vereadores havia lhe procurado neste período para apresentar sugestões ou melhorias na matéria. “Sugiro a retirada deste projeto da pauta e vou baixar uma portaria autorizando a doação”.
Cinco vereadores votaram contra a retirada de pauta e o clima voltou a ficar tenso entre Passos, Galeski e Lima. Vereador Paulo Glinski procurou apaziguar a situação mostrando que o veículo pouco contribui com os trabalhos da Câmara. Ele lembrou ainda que a prefeitura, ao receber o Fiat/ Línea, fica compromissada em ceder num prazo de 120 dias, ao Hospital Santa Cruz, outro veículo de igual valor. “Vamos fiscalizar o uso desse veículo e não admitiremos que ele seja utilizado em passeios pelos inúmeros comissionados lotados na prefeitura”, ressaltou.
Outros projetos votados
A Câmara Municipal aprovou esta semana, em segunda votação, o projeto de lei n. 053/2011, de autoria do vereador Célio Galeski (DEM) que declara de utilidade pública a Associação Protetora do Bem Estar Animal. Outro projeto aprovado foi o de n. 042/2011, de autoria do vereador Wilson Pereira (PMDB) que intitula de Rua Ladislau Babireski a via pública perpendicular à Rua José Adão Fuck e que fica entre as Ruas Antonio Moreschi e Flávio Haensch, no loteamento Parque Boa Vista.
Foram apreciados ainda os projetos de decreto legislativo n. 01/2011 e 02/2011, que aprovam as contas da prefeitura de Canoinhas nos exercícios de 2004 e 2009, respectivamente, nos mandatos de Orlando Krautler e Leoberto Weinert. O parecer do Tribunal de Contas do Estado sugeria a rejeição das contas de 2004, porém, as comissões entenderam que não houve indícios de irregularidade e, sim, um problema técnico contábil.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134