Energia elétrica, economia e segurança em estradas foram destacados na primeira sessão ordinária de 2017
Na noite desta segunda-feira, 6, os vereadores da Câmara de Canoinhas deram início aos trabalhos oficiais do ano de 2017, em sessão ordinária. O vice-prefeito Renato Pike (PR) ocupou uma cadeira junto aos vereadores, representando o prefeito Beto Passos (PSD), que estava resolvendo problemas relativos ao município em Florianópolis. Com a presença de cidadãos, de secretários e da imprensa, os parlamentares, de início, aprovaram as atas das duas sessões extraordinárias realizadas no dia 30 de janeiro. Também nos primeiros momentos, o presidente da Casa, vereador Wimar Sudoski (PSD) anunciou que a Câmara agora disponibiliza um espaço reservado à imprensa, com mesa, cadeira, tomadas e cabos de internet, para que os jornalistas possam se instalar da melhor forma e reproduzir seu trabalho de forma eficiente e confortável.
Indicações solicitam consertos asfálticos e abrigos de passageiros
A Ordem do Dia contou com seis indicações. A primeira, nº 001/2017, de autoria do vereador Ivan Karuncho (PR), solicita a instalação de um redutor de velocidade na Rua Francisco de Paula Pereira, em frente à loja Alfa Campos. A indicação 002/2017, também de Karuncho, pede à secretária de Planejamento, Viviane Colares, a instalação de quatro abrigos de passageiros nas ruas Porfírio Alves, Ana Hening Scholze e Bento de Moura Bueno, no Loteamento Santa Cruz.
De autoria de Wilmar Sudoski, a indicação nº 003/2017 solicita o conserto de uma deformação no asfalto da Rua Coronel Albuquerque, esquina com a Rua Getúlio Vargas, em frente ao antigo Colégio Comercial. A vereadora Zenici Dreher Zerbst, através da indicação nº 004/2014, pede a instalação de um abrigo de passageiros na Rua Adão Tyska, próximo ao Mercado Joteank, e a recuperação de um abrigo já existente na mesma rua, além de um levantamento das condições de uso dos demais abrigos. Zenici também é autora da indicação de número 005/2017, que pede verificação da possibilidade de reconstrução das lombadas na Rua Coronel Albuquerque.
A indicação 006/2017, de autoria da vereadora Zenici, pede para que o Departamento de Trânsito verifique a possibilidade de deixar livre o trânsito da Rua Barão do Rio Branco, na conversão à direita no semáforo, acesso à Rua Francisco de Paula Pereira, em frente à Livraria Vocábulos.
Requerimentos são aprovados
Em seguida foram lidos os requerimentos, colocados em votação. O nº 001/2017, de autoria de Ivan Karuncho (PR), foi aprovado por unanimidade. Ele solicita à empresa de telefonia móvel Oi que realize instalação de antena na localidade de Anta Gorda, beneficiando moradores de Paula Pereira, Rio do Pinho e outras.
Também aprovado por todos os vereadores e de autoria de Ivan Karuncho, o requerimento nº 002/2017 pede à operadora TIM a instalação de uma antena em Anta Gorda.
O requerimento nº 003/2017, de autoria de toda edilidade, solicita encaminhamento de correspondência, desejando sucesso à nova diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canoinhas. Este requerimento também foi aprovado por unanimidade.
Toda a edilidade pediu, através do requerimento nº 004/2017, que seja registrado voto de profundo pesar pela morte de Zeni Mendes Romanovicz, ocorrida em 19 de janeiro de 2017, deferido automaticamente.
O requerimento nº 005/2017, elaborado por Wilmar Sudoski, juntamente com toda a edilidade, pede que seja encaminhada correspondência ao presidente da Celesc, solicitando com urgência a instalação de uma subestação na localidade do Rio da Areia, demanda exposta pelos fumicultores da região. Sudoski ressaltou que o representante da empresa esteve em Canoinhas em 2015, prometendo que início da instalação ocorreria naquele mesmo ano. À época, a companhia alegou que o projeto estava concluído e que o terreno estava em fase de doação para a Celesc e que, assim que o processo fosse concluído, a obra seria licitada, o que não ocorreu até hoje. “Isso vem andando a passos muito lentos”, completou o presidente da Câmara, contando que o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas estará nesta semana em reunião com o presidente da Celesc e que levará em mãos o requerimento.
Ainda sobre esse assunto, o vereador Paulo Glinski (PSD) desabafou que “nós já fomos enganados várias vezes pela Celesc”. O parlamentar lembrou a vinda ao município de Cesar Souza, secretário de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina, que, após saber do descaso, ligou para o presidente da empresa. Segundo Souza, foi alegado que a Celesc não consegue prever o aumento do consumo, desculpa que, segundo Glinski, já é antiga. “O que falta é fazer investimento, porque o consumo aumenta, mas esses fumicultores pagam sua fatura de energia elétrica (...) a Celesc não é uma empresa sem fins lucrativos.” Por fim, Paulo Glinski destacou a importância econômica que os fumicultores têm na região.
Documento deve parabenizar braço direito do ministro Teori Zavascki
Dando sequência à primeira sessão ordinária de 2017, o vereador Paulo Glinski fez um requerimento verbal, pedindo que a Casa confeccione um documento parabenizando e desejando êxito ao retorno do juiz Márcio Schiefler Fontes ao estado de Santa Catarina. O magistrado atuou como braço direito do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, morto em acidente de avião em 19 de janeiro de 2017 e já foi agraciado pelo município com o título de cidadão benemérito. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores.
Vereadores fazem outros pareceres
Quando o presidente da Câmara abriu espaço para os destaques pessoais, Paulo Glinski fez uso da palavra, falando sobre seus dois projetos que reduzem o valor do subsídio dos vereadores de Canoinhas. Um deles diminui para um salário mínimo e o outro baixa em 50% o montante. O vereador explicou que a vontade de seu coração é que o primeiro caso seja aprovado, mas que criou mais um projeto porque entendeu que o anterior seria quase que inviável de ser aceito. De acordo com ele, o objetivo de ambos é gerar economia para o município.
O último tema colocado em discussão foi trazido pelo
vereador Coronel Mário Erzinger, que se comprometeu a autorizar a construção de
uma travessia na BR-280, no bairro Água Verde, mas que está deixando de
apresentar o requerimento até que estudos mais aprofundados sejam realizados. “Existe
o ideal e o possível”, explicou, ao dizer que o correto seria contar com
projetos de engenharia. O presidente da Casa, Wilmar Sudoski, também deu seu
parecer, e disse que a Câmara conta com grande acervo de documentos que podem
ser utilizados neste caso. A vereadora Norma Pereira (PSDB) destacou que o
problema da BR-280 existe há anos e que a responsabilidade era do Estado e
agora foi jogada para o Governo Federal. Norma ainda contou que foi aberta uma
licitação para empresas que queiram administrar essa BR e que “a estrada sendo
pedagiada, talvez seja a forma de exigirmos as providencias”.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Dayane Wolff
Fones: 47 3622 3396/ (41) 99928-4004