Falta de manutenção e desgaste das ferragens podem ter motivado queda de cobertura de ginásio de esportes

por admin última modificação 08/03/2018 21h10
Na Câmara, perito diz que levantamento prévio aponta para isso; Laudo conclusivo só poder ser confeccionado a partir do momento em que todos os elementos possam ser analisados pela perícia

Não está descartada a hipótese de que a falta de manutenção, aliada ao desgaste natural das ferragens e da estrutura metálica possa ter motivado o desabamento da cobertura do ginásio de esportes da escola Julia Baleoli Zaniolo, após a nevasca que caiu sobre a região em 23 de julho do ano passado.

Na explanação que fez aos vereadores, na noite de terça-feira, 10, o responsável pela perícia, engenheiro civil Marco Antonio Bubniak, disse que uma análise prévia, mas não definitiva, aponta para isso. “Lembro que se trata de um levantamento prévio. Para me posicionar de forma conclusiva, eu teria que ter em mãos todos os elementos relativos à construção”, explicou.

O laudo pericial conclusivo só poderá ser confeccionado a partir do momento em que a pericia tiver acesso ao memorial descritivo da construção e também o cronograma físico e financeiro da obra. “Apesar de ser um engenheiro calculista, o parecer técnico só poderá ser elaborado quando eu tiver acesso a todos esses parâmetros”, argumentou o ex-chefe do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Canoinhas.

A perícia no ginásio de esportes foi feita dias após o desabamento da estrutura, a pedido da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Canoinhas. Por não envolver questões criminais, gerando apenas um processo administrativo, o perito informou que mesmo que tivesse com o laudo concluído, legalmente está impedido de emiti-lo na esfera civil. “A não ser que houvesse uma solicitação do Judiciário e da Promotoria de Justiça”, acrescentou.

A presença do perito, na Câmara, havia sido solicitada pelo vereador Osmar Oleskovicz (PSD), por meio de requerimento apresentado no dia 11 de março. No documento, também constava a convocação do engenheiro civil da SDR Canoinhas, João Engelberto Linzmeyer. “Um é responsável pela fiscalização das obras executadas em órgãos públicos ligados ao Estado e o outro foi quem periciou o ginásio logo após o desabamento”, disse o vereador, na época.

O ginásio de esportes foi inaugurado pelo Governo do Estado em 2009. Conforme Oleskovicz, até a nevasca o local vinha sendo utilizado para a prática esportiva dos alunos e também para eventos comunitários.

Ainda de acordo com o vereador, o desabamento trouxe transtornos, principalmente, aos estudantes e professores. “Está complicado, pois não tem onde, por exemplo, dar as aulas de Educação Física”, reclamou.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134