Glinski pede a recuperação da antiga “Estrada da Manteiga”

por admin última modificação 08/03/2018 21h14
Falta de manutenção faz com que moradores realizem a colocação de material e a abertura e limpeza das valas
 

A conservação de uma das vias que liga o bairro Alto da Tijuca até a vila de Marcílio Dias, conhecida como a antiga “Estrada da Manteiga”, vem sendo feita por moradores daquela região. Segundo informações da própria comunidade, há mais de 20 anos a estrada não recebe nenhum tipo de melhoria do poder público municipal. “Se não me engano foi o ex-prefeito Klempous que mandou patrolar, cascalhar e fazer os bueiros. Não lembro se depois dele outro prefeito mandou uma patrola aqui na nossa estrada”, frisa o morador Evaldo Ranthum.

O agricultor, um dos mais antigos moradores da localidade, diz que por inúmeras vezes teve que depositar material sobre a pista e fazer a abertura e limpeza das valetas em grande parte da via. “Por várias vezes comprei restos de tijolos, telhas, pedregulhos e outros tipos de entulhos. Além de buscar o material, tive que pedir a ajuda dos meus filhos para espalhar nos pontos mais críticos”, completa.

Em alguns pontos da via os bueiros estão tomados pelo mato e barro. Na bifurcação da antiga “Estrada da Manteiga” com outra via que acesso a Marcílio Dias, até um pé de bracatinga nasceu onde ficava um dos bueiros. “Grande parte dos bueiros está entupido. Quando chove, a água não tem por onde correr e fica empossada na pista. Por aqui passa muitos carros e o caminhão que recolhe o leite. Por isso nós mesmos temos que cuidar da estrada”, relata.

Atendendo ao chamado do agricultor, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Glinski (PSD), foi até o local na semana passada para verificar a situação. Segundo ele, a estrada ainda tem acesso devido ao esforço e ao trabalho dos próprios moradores. “Se não fossem eles, a estrada nem passagem tinha mais. Não quero culpar simplesmente esse governo, mas também os demais pelo descaso e abandono com aquela comunidade”, afirma.

O vereador está propondo, por meio de indicação, que a Secretaria Municipal de Obras realize o patrolamento, alargamento em alguns pontos, a abertura de valas e a limpeza e dos bueiros já existentes. “Pretendo, além da solicitação, conversar pessoalmente com o secretário José André Muehlbauer para expor a situação. Trata-se de um problema antigo, do qual ele não tem culpa, mas como o secretário tem realizado um grande trabalho e tem atendido aos pedidos que fazemos em favor da população, creio que desta vez fará o mesmo”, disse.

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134