Glinski requer que aposentados tenham acesso a descontos do IPTU com antecedência
Questões relacionadas ao cadastramento das isenções e descontos para aposentados foram debatidas nesta terça-feira (11), na Câmara de Vereadores de Canoinhas. Trazido pelo edil Paulo Glinski (PSD) e assinado por toda a edilidade, o requerimento 203/17 pede que sejam adotadas medidas para que quem tem direito ao benefício tenha acesso ao registro com pelo menos três meses de antecedência. Glinski explicou que o objetivo é que o beneficiário possa se programar antes de ocorrer a expedição e entrega dos carnês de IPTU.
De acordo com o vereador, antigamente o carnê era enviado aos aposentados com o desconto específico impresso, mas hoje isso é feito de maneira generalizada, de forma que o beneficiário se obriga a pegar o documento, se dirigir à Prefeitura, fazer o requerimento, apresentar a documentação para que seja deferida e, posteriormente, concluir o pagamento. Ele afirma que um dos problemas que este trâmite causa é o acúmulo grande de pessoas em poucos dias, formando uma fila de espera cansativa e demasiadamente demorada. “Então quem esteve na Prefeitura nos últimos dias viu muitas pessoas aguardando um bom tempo. Temos em torno de mil contribuintes nessa condição”, explicou.
Outro ponto a que Glinski atentou foi o custo dos carnês, que acaba sendo duplicado graças ao modelo utilizado atualmente, no qual há o valor de impressão, mais o de entrega, o que não precisa acontecer. “Esse contribuinte recebeu e tem que voltar à Prefeitura... não tem lógica” expressou. Além disso, o vereador ainda lembrou a praticidade que a internet traz, podendo o documento ser requerido através da ferramenta, o que, segundo ele, acabaria facilitando muito para aposentados por invalidez, por exemplo.
Coronel Mário Erzinger (PR) relatou que vivenciou essa dificuldade ao acompanhar o trâmite de sua mãe, que tem 84 anos e se mostrou preocupada com o tempo de demora para o recebimento do carnê, e que também precisou enfrentar uma grande fila para retirá-lo. “Temos que evitar essas filas, falta de conforto e constrangimento”, pediu.
Norma Pereira (PSDB) também disse que já se deparou com situações deste tipo e lembrou que contribuintes precisam se ausentar do trabalho para ficar na fila. Wilmar Sudoski (PSD), presidente da Câmara, enfatizou a facilidade que a medida traria aos contribuintes, além de, segundo ele, significar uma forma de respeito às pessoas idosas. “Temos que levar em consideração esses detalhes, e que são contribuintes que estão há anos fazendo o pagamento do seu IPTU. Tem que ser realmente achada uma solução”, assinalou. De acordo com o vereador, as sugestões levantadas por Glinski têm lógica, só restando “boa vontade para que isso aconteça sem nenhuma oneração para os cofres públicos.”
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066
Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004