Grein defende projeto que estabelece limites para o plantio de árvores junto à rede de energia elétrica
Tendo em vista que o projeto de lei de lei nᵒ071/2015, de autoria do deputado Dirceu Dresch (PT), visa reduzir os prejuízos ocasionados aos pequenos produtores rurais e ao Estado e, ainda, colaborar com a prevenção de acidentes, a Câmara Municipal de Canoinhas está encaminhando Moção de Apoio à Assembleia Legislativa (Alesc), na qual se manifesta favorável à sua aprovação.
De acordo com a matéria, ficam estabelecidos limites para o plantio de árvores exóticas e de grande porte junto à rede de distribuição de energia elétrica em todo o território catarinense.
Um dos autores da Moção, vereador João Grein (PT) disse que 70% das interrupções de energia elétrica registradas hoje são decorrentes da vegetação situada próxima às linhas de transmissão. “Para diminuir esse índice seriam necessários o corte de mais de 38 mil árvores em cerca de 600 locais diferentes”, comentou.
Segundo o vereador, é comum espécies como pínus ou eucalipto nascerem ou serem plantadas próximas às redes de distribuição de energia, atingirem tamanho superior a 20 metros de altura e se transformarem em problema aos agricultores. “Quando de eventos climáticos como tempestades e ventos fortes, essa vegetação acaba atingindo as linhas de transmissão e interrompendo o fornecimento de luz às propriedades”, ressaltou Grein, ao lembrar que os mais prejudicados têm sido os fumicultores, avicultores e produtores de leite.
Pelo projeto, na área de recuo fica autorizado o plantio de vegetação rasteira, árvores frutíferas e outras culturas com até dois metros de altura, além de pastagens. Árvores de grande porte e que não obedecem ao limite mínimo exigido deverão ser cortadas pelos proprietários dos terrenos.
A Moção também leva a assinatura da vereadora Cris Arrabar (PT).
Indicações
Nas sessões ordinárias desta semana, vereador João Grein (PT) apresentou duas indicações direcionadas à secretaria de Obras.
Numa delas está solicitando a recuperação da Rua Wiegando Wiese, que liga a Rua Sérgio Gapski à SC-477, no bairro Água Verde. Em outras está pleiteando o patrolamento e cascalhamento da Rua Francisco de Assis Costa, na Vila Zaniolo, trecho paralelo a BR-280.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134