Indicação dos Vereadores Zenilda, Tati, Juliana e Homer, solicitam incremento no Auxílio Funeral Social
Indicação dos Vereadores Zenilda, Tati, Juliana e Homer, solicitam incremento no Auxílio Funeral Social
De autoria das vereadoras Tati Carvalho, Juliana Maciel, Zenilda Lemos e do edil Marcos Homer, durante a sessão de segunda-feira, 16, eles solicitam ao Prefeito Gilberto dos Passos, e à Secretária Municipal de Assistência Social, Zenici Dreher, para que seja incorporado como item do auxílio funeral social o invólucro absorvedor e retentor de necrochorume, pois de acordo com a Lei nº 6.191 de 27/03/2018 que Dispõe sobre a política de eliminação das contaminações dos lençóis freáticos nos cemitérios municipais, esse item é obrigatório desde o ano de 2018, no entanto não faz parte do auxílio funeral social.
O auxílio funeral social compõe as políticas públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, e é destinado para pessoas que não conseguem arcar com as despesas de um funeral, mas conforme a vereadora Zenilda, o invólucro não está compreendido no auxílio pago pelo município. “Hoje a prefeitura paga no auxílio funeral adulto em média R$550, estive em uma funerária para saber o preço desse invólucro e custa em média R$250. Se a pessoa já está solicitando na prefeitura um funeral social é porque ela não tem condição de arcar com as despesas, no entanto esse item não é coberto pelo auxílio funeral”, comentou a vereadora Zenilda Lemos.
A sugestão dos vereadores é que a prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, acrescente também no auxílio funeral social o pagamento do invólucro absorvente e redentor de necrochorume, conforme a lei exige para o sepultamento nos cemitérios municipais.
--
Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas