Movimento pró a vinda da UFFS recolhe mais de 3,7 mil assinaturas
Com a realização da “Mateada” em frente à igreja São Francisco, no distrito do Campo D’Água Verde, no último sábado, 23, a Câmara de Canoinhas finalizou a primeira etapa de recolhimento de assinaturas favoráveis à vinda da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) para um dos municípios do Planalto Norte Catarinense.
Só no último evento, que teve a participação da Rádio Nativa FM e da Erva Mate Timbó, 222 pessoas deixaram seus apoios nos abaixo assinados. No total foram recolhidas 3.750 assinaturas. Além do legislativo canoinhense, associações de moradores, entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e órgãos ligados às esferas de governo contribuíram com o movimento.
Para o presidente da Câmara de Canoinhas e um dos idealizadores da iniciativa, vereador João Grein (PT), o sucesso da mobilização demonstra a vontade da região em poder contar com uma universidade de ensino superior público e de qualidade. “O empenho dos órgãos representativos da sociedade na captação de apoios prova isso”, frisou.
Os abaixo assinados e as moções de apoio das entidades à causa serão juntados aos demais documentos recolhidos na região e levados pela Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) até a Reitoria Central da UFFS, em Chapecó, no dia 27 de agosto.
No mesmo dia, uma comissão da região deve reapresentar o projeto para o recebimento do campus e, inclusive, sugerir quais cursos atenderiam a demanda dos 49 municípios que formam a fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná.
Ainda esta semana, a Câmara de Canoinhas deve buscar novas assinaturas junto às escolas das redes municipal e estadual de ensino. Os abaixo assinados recolhidos serão, posteriormente, anexados aos atuais documentos e levados até o Ministério da Educação (MEC) em data ainda a ser agendada.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134