Neno sugere destinação de veterinário para realização de exames gratuitos no rebanho bovino

por admin última modificação 08/03/2018 21h22
Presidente da Câmara diz que erradicação de doenças como brucelose e tuberculose nos animais é questão de saúde pública

Pensando na saúde do rebanho bovino, dos produtores, seus familiares e dos trabalhadores do campo, presidente da Câmara, vereador Neno Pangratz (PP) alertou para a necessidade de se adotar medidas de auxílio à erradicação de doenças como brucelose e tuberculose nos animais do município.

Em sua manifestação, na sessão ordinária de terça-feira, 06, ele lembrou que o controle dessas enfermidades de caráter zoonótico é uma questão de saúde pública. “Podem ser transmitidas do animal para o homem, ou pelo consumo de produtos oriundos dos animais infectados ou pelo simples contato”, informou.

Diante disso, o vereador apresentou indicação solicitando que a prefeitura coloque a disposição dos produtores um veterinário que possa realizar gratuitamente os exames. “Custam em média R$ 150,00 por cabeça, o que acaba se tornando caro até mesmo para aqueles que criam poucos animais”, falou.

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) foi instituído em 2011 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de diminuir os casos das doenças e também novas incidências. Desde então, passou a ser obrigatória a vacinação de bezerras com idade de três a oito meses contra a brucelose e o sacrifício dos animais quando detectados com qualquer uma das enfermidades.

Quando do transporte de bovinos para fora do Estado ou, então, ingresso em exposições passou a ser exigido também o atestado negativo das doenças. Essas medidas vêm sendo exigidas também pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A brucelose é comum tanto para gado de corte, quanto para o de leite. Já a tuberculose causa um risco maior para os produtores de leite pelo fato dela se disseminar pelo ar, urina, fezes e infectar os rebanhos confinados.

Iluminação pública

Ainda na sessão ordinária de terça-feira, 06, vereador Neno Pangratz (PP) apresentou indicação pedindo que a secretaria municipal de Planejamento mande realizar reparos nas luminárias que ficam nas marginais da BR-280 e também façam a troca das lâmpadas queimadas. “Do trevo do centro eventos A Firma até o Lafayette existem diversos pontos de escuridão”, falou.

Ele justificou o pleito dizendo que aquele local é um dos pontos mais procurados para caminhadas no período noturno e a segurança das pessoas tem de ser garantida. “Além de ser um dos principais acessos à cidade e que precisa estar bem iluminada”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134