Norma defende realização de hemodiálise em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h22
Vereadora também solicitou instalação de elevador de maca leito no Hospital Santa Cruz de Canoinhas

A vereadora Norma Pereira (PSDB) indicou a possibilidade de compra de cadeiras e equipamentos de hemodiálise para a UTI do Hospital Santa Cruz de Canoinhas. Em requerimento enviado ao Secretário de Estado de Saúde, Vicente Caropreso, ao Deputado Estadual Antônio Aguiar, e ao Senador Paulo Bauer, a vereadora ainda pediu para que seja formalizado convênio com o governo estadual ou federal em que seja disponibilizado valor mensal para custear a equipe técnica para os atendimentos, que demanda de enfermeiros, técnicos e nefrologista.

            Segundo Norma, há constantes queixas de pacientes que precisam se deslocar até Mafra para realizar o tratamento. A vereadora Telma Bley (PMDB) relatou que, além do deslocamento à Mafra, muitos pacientes precisam realizar o procedimento durante a madrugada. “Esses pacientes que fazem hemodiálise ficam muito debilitados”, afirmou.

Apesar do custo de instalação dos equipamentos ser considerado baixo – cerca de R$200 mil, segundo a vereadora -, o procedimento demanda de uma equipe especializada, motivo pelo qual Norma pede pela verificação da possibilidade em firmar convênio com o estado ou união. “Há a necessidade de ter nefrologista, enfermeiros e outros profissionais técnicos”, informou.

            Norma ainda solicitou informações sobre a viabilidade de adquirir um elevador de maca leito e maca de passageiro com dimensões necessárias para atender às necessidades do Hospital Santa Cruz de Canoinhas. “Eu penso que a gente precisa ajudar o nosso hospital a ter o melhor para dar o melhor conforto para as pessoas num momento de necessidade”, afirmou.