Norma pede pela permanência da Unidade Setorial da Secretaria da Fazenda em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h23
Novas informações repassadas pela Diretoria de Administração Tributária afirmam que apenas duas unidades serão fechadas no estado

Desde o anúncio de que a Unidade Setorial da Secretaria de Estado da Fazenda em Canoinhas terá suas atividades encerradas a partir do próximo ano, os vereadores do município têm se manifestado com o objetivo de manter o posto de atendimento à população em funcionamento. Nesta semana, a vereadora Norma Pereira (PSDB) recebeu novas informações sobre o assunto. Ao fazer uso da tribuna na sessão desta segunda-feira, 13, Norma explicou que, em um e-mail enviado aos presidentes de sindicatos de contabilistas do estado, o diretor da Diretoria de Administração Tributária (DIAT) da secretaria, Ari José Pritsch, informa que apenas duas unidades setoriais serão fechadas, entre elas, a unidade de Canoinhas. Em manifestação anterior, a gerente da Unidade Regional de Porto União, Elenice Maria Barilka, havia informado que as onze unidades do estado teriam seu atendimento encerrado.

            Segundo Norma, o e-mail informa que a unidade de Canoinhas, que hoje atende aos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Monte Castelo e Três Barras, será incorporada à regional de Mafra, caso não haja objeções. A vereadora relatou que, em moção de reivindicação que justifica a importância do atendimento da secretaria na cidade, sindicatos de contabilistas, indústrias, comércio varejista, hotéis, bares, transporte, carpintarias, engenheiros, entre outras categorias profissionais, manifestaram seu apoio em manter a unidade no município. Por este motivo, Norma sugeriu a reiteração da moção de repúdio contra o fechamento da unidade. “Até porque nós estamos representando toda a comunidade, todas as categorias profissionais”, acrescentou a vereadora.

            Norma também destacou o potencial econômico da região, apresentando dados sobre a arrecadação de ICMS dos municípios de Canoinhas e Três Barras. “Se nós pensarmos economicamente, nós somos muito fortes. [...] Nós temos que lutar para o que temos permaneça na nossa cidade”, afirmou.

            O vereador Paulo Glinski (PSD) lembrou que, ao fazer uso da tribuna, a gerente regional informou que o fechamento das unidades se daria por questão de economia do estado, tendo em vista o déficit previsto na arrecadação do próximo ano. Glinski destacou que a arrecadação de Canoinhas e Três Barras se equipara aos recursos arrecadados pelos demais municípios, o que não justificaria a economia dos R$100 mil anuais – valor estimado para manter a estrutura da unidade. “Que seja aberta uma exceção, em razão da quantidade de tributos que são arrecadados mensalmente nos municípios que compõem a nossa região, e que a nossa unidade permaneça aberta”, afirmou.

            A vereadora Norma Pereira (PSDB) sugeriu que o posto de atendimento seja anexado à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), como forma de suprimir os gastos gerados pela manutenção da unidade. “Que ele estude a possibilidade de manter a agência vinculada à ADR, que é um órgão estadual que mantém todo o aparato”, afirmou.

            O vereador Coronel Mário Erzinger (PR) destacou a importância em solicitar o apoio dos representantes estaduais e sugeriu que a moção também fosse encaminhada ao governador Raimundo Colombo e aos deputados estaduais, solicitação aprovada pelos demais vereadores.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

 

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123