Norma sugere campanha de conscientização sobre reciclagem na Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 21h23
Vereadora convidou Secretário de Meio Ambiente para falar sobre a coleta seletiva do município na tribuna

Ao observar o trabalho do Secretário do Meio Ambiente, Hilário Kath, nas escolas do município em relação à conscientização sobre a importância da coleta seletiva, a vereadora Norma Pereira (PSDB) considerou importante estender esse debate a um público mais amplo. Por este motivo, Norma convidou o secretário, mediante requerimento, para que utilize a tribuna da Câmara de Vereadores, a fim de explanar as ações que estão sendo desenvolvidas em relação à coleta seletiva de lixo do município. “Que a gente possa participar com ele em um trabalho que comece a dar resultado, nem que seja daqui a 10 anos”, afirmou.

            Em justificativa, a vereadora comentou que observa a falta de consciência da população em relação à separação dos resíduos recicláveis dos orgânicos. “Apesar de constar informações sobre a coleta seletiva no site da prefeitura, a gente tem que tornar isso mais amplo e conhecido”. Norma também lembrou que o lixo reciclável é fonte de renda para famílias da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do município, que realiza um trabalho exemplar na organização dos resíduos. “É impressionante como eles são organizados. É importante que a gente também seja assim para reciclar. Que vá para o lixo realmente só aquilo que não tem uma forma de separar e poder reaproveitar”, afirmou.

            O edil Coronel Mário Erzinger (PR) relatou que, em conversas com o Secretário de Meio Ambiente, foi destacada a preocupação em relação à reciclagem e à forma que o material é coletado. O vereador lembrou da necessidade de envolver outras áreas de atuação municipal na discussão, como a assistência social. “Envolvendo todos os segmentos da sociedade, podemos melhorar”, relatou.

            O edil Paulo Glinski (PSD) também destacou o crescimento do mercado em torno de produtos reciclados ou reutilizados e lembrou que é possível estabelecer possíveis soluções à questão nos critérios de seleção da empresa que realiza a coleta seletiva no município. “A gente tem uma empresa terceirizada que faz a coleta e o armazenamento, e, para fazer esse trabalho, ganhou uma licitação mediante regras que foram estabelecidas. Dentro deste debate que será feito, a gente poderia buscar alternativas para uma próxima licitação. Colocar algumas situações que viabilizem o trabalho, mas que permitam que a gente solucione essas questões que a gente verifica”, afirmou.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

 

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123