Oleskovicz lamenta suspensão das atividades em cursos oferecidos à distância pela UFSC

por admin última modificação 08/03/2018 21h24
Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Canoinhas teve que cancelar início de curso por falta de recursos; Vereador pede intervenção de deputados federais e mobilização regional

O anúncio de que cortes de despesas por parte do Governo Federal atingirá diretamente 16 cursos de graduação e pós-graduação à distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi combatido pelo vereador Osmar Oleskovicz (PSD) esta semana, na Câmara.

Com a falta de repasse financeiro, a modalidade de ensino da Universidade Aberta do Brasil (UAB) teve suas atividades suspensas no segundo semestre deste ano em seis municípios do Estado. O Pólo da UAB/UFSC em Canoinhas também foi prejudicado pela medida governamental.

O início do curso de pós-graduação em Gestão Pública teve de ser cancelada. Os alunos matriculados já foram comunicados do adiamento pela coordenação do Pólo. A aula inaugural estava prevista para o dia 15 de agosto. “É lamentável que isso esteja ocorrendo. Afinal, essa modalidade de ensino pública beneficia diretamente aquelas pessoas que não tem condições de pagar um curso de graduação ou de pós-graduação em uma universidade privada”, repudiou o vereador.

Desde o início de suas atividades em Canoinhas, o Pólo da UFSC já realizou a matricula de 730 estudantes de diversos municípios da região, formando 262 pessoas em cursos de graduação e de formação continuada.

Por considerar o Pólo um importante instrumento na construção do conhecimento e de desenvolvimento é que Oleskovicz está mobilizando as Câmaras da região para cobrar um posicionamento do Ministério da Educação, a fim de garantir a vinda dos recursos e assim dar continuidade ao curso no município.

Requerimentos de sua autoria estão sendo encaminhados aos presidentes das Câmaras de Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras, municípios atendidos diretamente pelo Pólo local.

Através de outros requerimentos, Oleskovicz está solicitando a intervenção dos deputados federais e senadores catarinenses para que os Pólos da UFSC nos seis municípios do Estado voltem a receber o repasse financeiro.

Os documentos também levam as assinaturas dos vereadores Paulo Glinski (PSD) e Renato Pike (PR).

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134