Oleskovicz sugere audiência pública para debater soluções para o trevo do bairro Piedade

por admin última modificação 08/03/2018 21h24
Vereador aponta problemas relacionados à fluidez do trânsito e segurança dos transeuntes; Proposta é para que a Câmara promova o evento

Quatro meses depois de encaminhar requerimento à municipalidade, no qual sugeriu a abertura de novo acesso ao bairro Piedade visando, com isso, desafogar o intenso fluxo pela Rua Reinoldo Hubner a partir do trevo da BR-280, vereador Osmar Oleskovicz (PSD) voltou a demonstrar preocupação com a segurança dos transeuntes.

Dessa vez, o vereador ocupou expediente, na Câmara, para reclamar da falta de fluidez no trânsito e o risco de acidentes para quem precisa realizar a travessia pelo trevo, independente dela acontecer a partir da Rua Reinoldo Hubner ou da Estrada Dona Francisca. “Filas de carros se formam em diversos horários”, informou.

Para o vereador, o problema tende a se agravar já que em breve o município fará a entrega de 400 novas unidades habitacionais no bairro, aumentando assim a população e também o número de veículos circulando pelo local.

Com o objetivo de buscar soluções para a mobilidade urbana no local é que o Oleskovicz está sugerindo a realização de audiência pública.

Requerimento de sua autoria está sendo direcionado ao presidente da Câmara, vereador Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), no qual reivindica a promoção do evento que deverá contar com as presenças de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, do Ministério dos Transportes, do Dnit, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, da Polícia Rodoviária Federal, dos deputados estaduais e federais eleitos pela região, da associação de moradores do bairro Piedade e demais entidades representativas da comunidade.

Quando de sua presença na Câmara, em novembro do ano passado, o supervisor da Superintendência Regional do Departamento de Infraestrutura e Transportes (Dnit), em Mafra, engenheiro civil Jeferson Bittencourt, classificou como “problemático” o trevo de acesso ao bairro Piedade e disse que só a construção de um viaduto traria maior fluidez no trânsito e segurança às pessoas.

Na ocasião o engenheiro alertou para o elevado custo da obra. Ainda pediu intervenção da Câmara, da prefeitura e das entidades da sociedade civil organizada junto a Superintendência Nacional do Dnit visando à elaboração de projeto e destinação de recursos, já que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não custeava esse tipo de construção e nem de pontes. “Precisa haver mobilização política”, garantiu a época.

Como o Governo Federal lançou novo programa de concessão das rodovias federais à iniciativa privada, na qual está incluída a BR-280, Oleskovicz acredita que as discussões sobre as melhorias devem ser iniciadas o mais breve possível. “Só se resolve através de pressão, até porque não sabemos quando efetivamente esse programa de fato vai acontecer”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134