Oleskovicz sugere implantação do sistema de fiscalização eletrônica nas ruas de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h24
Vereador diz que os equipamentos coibiriam o excesso de velocidade e se tornariam autossustentáveis

Em sua manifestação esta semana, na Câmara de Canoinhas, vereador Osmar Oleskovicz (PSD) defendeu a necessidade de se criar mecanismos que coíbam o excesso de velocidade por parte dos veículos que circulam nas ruas do centro e bairros da cidade. “Hoje não tem acontecido mais acidentes é por pura sorte”, falou.

Disse que a imprudência de alguns motoristas tem trazido insegurança aos demais condutores, ciclistas e pedestres que transitam pelo município. O problema, segundo ele, acontece com mais frequência nas vias de maior extensão e que ligam os bairros até a região central, como são os casos das avenidas dos Expedicionários e Rubens Ribeiro da Silva (no distrito do Campo D’Água Verde) e Senador Ivo D’Aquino (no bairro Industrial 1).

Citou o exemplo da Rua Duque de Caxias, no bairro Alto das Palmeiras, onde constantemente veículos são flagrados trafegando a mais de 100 Km/h. “No trecho entre a rotatória próxima ao cemitério municipal até a praça João XXIII eu mesmo venho percebendo esse tipo de prática”, comentou.

Preocupado, o vereador pesedista ocupou expediente na sessão ordinária de terça-feira, 05, para cobrar providências por parte do governo municipal. Como forma de contribuição, apresentou requerimento solicitando que o prefeito Beto Faria (PMDB) estude a possibilidade de serem instaladas lombadas eletrônicas nas ruas de maior fluxo de veículos.  “Tendo a placa informando essa lombada, é claro que as pessoas passam a respeitar”, argumentou.

Mesmo considerando que a aquisição acarretaria num investimento alto para o município, Oleskovicz acredita que com o tempo os equipamentos se tornariam autossustentáveis. “Os custos seriam ressarcidos com os recursos arrecadados através das multas geradas pelo sistema”, ressaltou.

Caso não seja possível instalar de imediato os equipamentos, o vereador defende ainda outro tipo de ação emergencial para impedir os abusos. “Ou se coloca a fiscalização eletrônica, ou então enche a cidade de lombadas. Mas daí a população também vai reclamar”, acrescentou.

Indicações

Ainda na sessão ordinária de terça-feira, 05, vereador Osmar Oleskovicz apresentou indicação propondo a realização de melhorias na sinalização vertical e horizontal da Rua João Muller, no bairro Alto das Palmeiras.

 Pediu ainda o recuo dos taxões luminosos colocados na ligação da rua com a BR-280, como forma de garantir a segurança dos motoristas que pretendem acessar à rodovia. O documento será encaminhado ao Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan).

Já na reunião realizada na noite anterior, o vereador apresentou requerimento cobrando explicações sobre o porquê haviam sido paralisadas as obras de pavimentação das ruas Francisco de Paula Pereira e Marechal Rondon, no bairro Alto das Palmeiras. Segundo ele, há dias os serviços não têm prosseguimento e os moradores dizem estar preocupados com a interrupção.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134