Oncologia é debatida durante fórum regional em Canoinhas
Os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer foram os temas centrais debatidos no 2º Fórum Regional de Oncologia, realizado na tarde de sexta-feira, 30, no plenário da Câmara Municipal de Canoinhas.
Autoridades, membros da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas (Apoca), além de pacientes, acompanharam o evento organizado pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde.
Palestras foram ministradas pelo cirurgião mastologista Fabrício Morales, pelo neurocirurgião Andrei Leite de Morais e pelo médico cancerologista Marcos Sussembach.
Na abertura dos trabalhos, a secretaria municipal de Saúde Telma Regina Bley classificou o evento como sendo uma oportunidade para se adquirir conhecimento sobre a segunda doença que mais mata no Brasil. “É importante para que também tenhamos um parâmetro da realidade local e regional e ver aquilo que podemos avançar”, frisou.
O presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR), destacou os avanços em saúde e lembrou que o município de Canoinhas é o segundo no Estado em produtividade nas cirurgias de alta complexidade em ortopedia e traumatologia. “Mas enquanto a tabela SUS não for reajustada, quem vai ter que continuar arcando com a grande parte das despesas em saúde pública será os municípios”, disse ao relacionar os gastos que o município tem para manter o Hospital Santa Cruz em funcionamento.
Ele ainda fez menção a importância de entidades como a Apoca e a Rede Feminina no diagnóstico e atendimento de pacientes portadores de câncer e ao trabalhado realizado pelos profissionais da secretaria municipal de Saúde.
Vice-presidente da Câmara, vereador Chiquinho da Silva (PMDB) e a segunda secretária da mesa diretora, vereador Cris Arrabar (PT) também acompanharam o fórum.
Pronunciamentos
Deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) comunicou o credenciamento de São Bento do Sul para o tratamento em quimioterapia. “É mais uma vitória do Planalto Norte”, classificou. O encurtamento da distância, segundo ele, fará com que as chances de êxito no tratamento aumentem. “Além do tratamento certo, é importante também estar no lugar certo”, afirmou. Grande parte dos pacientes oncológicos da região costuma se deslocar até Jaraguá do Sul para fazer sessões de quimioterapia e de radioterapia.
Já o secretário regional Ricardo Pereira Martin lembrou das ações do governo do Estado na área de Saúde em nível local e regional. “Com toda certeza é bem dirigida e oferece serviços e atendimento de qualidade”, completou.
Prefeito Beto Faria (PMDB) lembrou dos avanços que a Saúde teve, principalmente, nos últimos 15 anos. Informou que o município investe 23% de sua arrecadação nesta área, elencou conquistas no aparato tecnológico e também no atendimento e atenção básica as pessoas. “Trabalhar com a prevenção faz com que o diagnóstico seja antecipado e as chances de cura aumentada”, comentou.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134