Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é lançado no município

por admin última modificação 08/03/2018 21h24
Vereadores prestigiaram a solenidade; Também participaram autoridades, professores cursistas e pedagogos que vão acompanhar as ações nas escolas da rede municipal de ensino
Lançado oficialmente, na noite de quinta-feira (04), o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pela rede municipal de ensino de Canoinhas. Autoridades locais, professores cursistas, diretores escolares e pedagogos participaram da solenidade realizada na Câmara Municipal.
Vereadores Renato Pike (PR), Wilmar Sudoski (PSD), Neuzo Genérico (PSB) e a vereadora Cris Arrabar (PT) também prestigiaram o evento.
A garantia da plena alfabetização das crianças é um dos desafios do pacto e um compromisso firmado pelos governos federal, dos estados e municípios. Para tanto, o Ministério da Educação (MEC) estará disponibilizando às redes municipais de ensino um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicos. O objetivo é contribuir com a alfabetização e o letramento dos alunos até completarem oito anos de idade. Também foca a formação continuada dos professores inseridos no processo.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Renato Pike (PR) disse que pela capacidade profissional dos educadores que atuam na rede municipal de ensino, o sucesso do programa já está garantido. “Tenho convicção de que os investimentos serão feitos, a qualificação dos professores garantida e os objetivos alcançados. O nosso município irá sim superar todos os índices de avaliação”, afirmou.
Prefeito Beto Faria (PMDB) falou do compromisso do município para com a aplicação de recursos, valorização e apoio aos professores e disponibilidade de materiais didáticos de qualidade a todas as crianças. Ainda pediu apoio dos educadores na implantação de sistemas de avaliação, na gestão e monitoramento das ações. “Precisa haver esta parceria para que busquemos os resultados almejados”, ressaltou.
Pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa, os professores irão participar de 120 horas de curso ao ano. Em 2013 a capacitação vai abordar a área de Linguagem e, no próximo ano, a Matemática. Estão inseridos no programa 65 professores cursistas que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Pedagogos também participarão a fim de acompanhar as ações nas escolas.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Sistema Geral de Bolsas (SGB) vai pagar uma bolsa de estudo aos professores alfabetizadores. A iniciativa serve como ajuda de custo ao educador durante todo o período em que estará participando dos encontros presenciais. As orientadoras do curso serão as professoras Sandra Regina Ribas Pereira (turma 1º ano), Rita Rosélis Schulka Pereira (turma 2º ano) e Solange Stelzner (turma 3º ano).

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134