Paulo Glinski propõe bolsas de estudo para estudantes carentes
O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Glinski (PSD), apresentou na sessão itinerante realizada na localidade de Barra Mansa, na noite do dia 16 de abril, projeto de lei que propõe a concessão bolsas de estudos para estudantes carentes. A proposta, segundo o vereador, é para que o poder público municipal custeie integralmente o valor referente à mensalidade do curso superior no qual o aluno estiver matriculado. “A prefeitura tem recursos suficientes para contribuir com essas pessoas, fazer com que elas tenham chance de entrar na universidade e concluir o curso de sua preferência”, ressaltou.
Conforme o projeto, ao pleitear o auxílio o estudante terá que comprovar residência no município de Canoinhas e que está matriculado numa unidade educacional de ensino privado. Terá direito ao benefício somente o aluno que tiver sido aprovado no ano anterior. Em caso de reprovação, caberá ao beneficiário devolver ao município a quantia destinada ao pagamento das mensalidades, devidamente corrigida, a partir do prazo de seis meses após a data da divulgação dos resultados e médias finais. “É uma forma de garantir o benefício somente àqueles que tiverem bom desempenho acadêmico”, frisou
A mesma situação será aplicada ao estudante que abandonar o curso. Ainda de acordo com a matéria, ao concluir o curso o bolsista deverá exercer a profissão no município pelo prazo mínimo de dois anos.
O projeto está sob a análise das comissões técnicas e seguirá para votação em breve. Glinski diz que a matéria deverá sim ser aprovada pela edilidade e, que espera o mesmo tratamento por parte do executivo municipal. “Torço para que o prefeito sancione e que este projeto se torne Lei. Assim, serão beneficiadas as classes sociais menos favorecidas e os jovens e adultos se sentirão mais incentivados e seguros a ingressar na universidade ou, até mesmo, a retomar seus estudos”, afirmou.