Personalidades recebem honrarias durante sessão solene em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h25
Câmara Municipal concedeu título de cidadão honorário a pastor evangélico e comendas do Contestado para dois policiais militares

Sessão solene realizada na noite de terça-feira, 02, no plenário da Câmara Municipal, homenageou três personalidades com atuações de destaque em seus ramos de atividade. 

O pastor evangélico Élcio Costa Pereira, da Igreja Assembleia de Deus de Canoinhas, recebeu o título de cidadão honorário. Natural de Meleiro, Santa Catarina, há seis anos atua como presidente da igreja que hoje conta com mais de quatro mil congregados.

É também 2º Coordenador do Conselho de Pastores da 6ª Região do Planalto Norte, pastor integrado a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e a Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus de Santa Catarina e do Oeste do Paraná.

Antes de vir a Canoinhas, atuou como pastor nos municípios de Araranguá, São Francisco do Sul e Içara em Santa Catarina e na cidade de Palmas, no Paraná.

Resolução nᵒ1.038, de 19 de fevereiro de 2014, de autoria do vereador Chiquinho da Silva (PMDB), deu origem a homenagem.

O legislativo canoinhense concedeu comendas do Contestado aos policiais militares Regis Marlon Benda e Gilson Vanderlei Cordeiro, por atos de bravura e atuações humanitárias junto à comunidade.

Os soldados foram responsáveis pelo salvamento de uma jovem que havia tentado suicídio ao se atirar nas águas de um rio do município, na época em que a região vinha sendo castigada pela enchente.

Requerimento nᵒ198/2014, que deu origem a honraria, tem a autoria da vereadora Cris Arrabar (PT) e do vereador João Grein (PT).

Pronunciamentos

Para Chiquinho da Silva (PMDB), a liderança do pastor Élcio Costa Pereira é reconhecida por seu trabalho espiritual junto aos congregados, atuação social e humanitária na comunidade e por seu empreendedorismo a frente de reformas e construções de templos em diversos locais do município. “Espero que o amigo possa levar em seu coração a simplicidade da nossa terra e o orgulho do nosso povo em tê-lo, agora, como um dos nossos cidadãos”, frisou.

“Foi um ato heroico”. Assim a vereadora Cris Arrabar (PT) classificou a forma corajosa pela qual os policiais enfrentaram as correntezas de um rio, arriscando a própria vida em detrimento de outra. “O que vocês (policiais) fizeram vai ficar na memória desta jovem, da família dela e também será lembrada pela sociedade”, observou.

Ao homenagear o líder da Assembleia de Deus, presidente da Câmara, vereador João Grein (PT), disse que o poder legislativo estava também reconhecendo publicamente o valor de uma congregação com relevantes serviços prestados à comunidade. “Responsável por difundir o cristianismo, que é a marca maior da nossa sociedade, bem maior que nos orienta e nos torna cidadãos equilibrados”, enalteceu.

Ainda de acordo com Grein, o ato de bravura e coragem dos soldados homenageados ajuda a desmistificar a ideia de que a Polícia Militar é apenas um órgão punitivo. “Demonstra que as instituições, muitas vezes, vão além de suas atribuições para praticar a solidariedade”, ressaltou.

Pastor Élcio Costa Pereira classificou os canoinhenses como sendo “um povo maravilhoso”. Agradeceu o reconhecimento por parte do poder legislativo e dividiu a homenagem com os demais membros da congregação. “Honrarias são importantes. E essa que recebi vou elevar ao céu para enaltecer a Deus, pois é ele que nos dá força para trabalhar”, acrescentou.

Afirmou ainda que não sabe quanto tempo permanecerá no município, mas quando partir levará amigos em seu coração. “Mas para onde eu for, o quadro (título de cidadão honorário) estará na parede. Desta forma eu vou me lembrar de Canoinhas e também que faço parte desse povo”, concluiu.

Falando em nome dos policiais homenageados, tenente coronel Mário Renato Erzinger, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, disse que o ato de bravura demonstrado pelos soldados prova que a atribuição da Polícia Militar está cada vez mais complexa. “Vai além da missão constitucional de manutenção da ordem pública, do policiamento ostensivo, da prevenção ao crime e do simples prender pessoas”, garantiu.

Segundo o comandante, as honrarias concedidas aos soldados são também uma forma de reconhecimento ao trabalho de oficiais e praças do 3º BPM.

Por fim, deixou uma mensagem aos policiais homenageados. “O ato que os senhores realizaram ficará marcado na vida da pessoa que foi salva, mas, principalmente, na história da corporação. Parabéns, vocês honram a nossa farda e são exemplo para a Polícia Militar de Santa Catarina”, reconheceu.

Presenças

A solenidade foi acompanhada por autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de familiares e amigos dos homenageados.

Entre os presentes estavam o ouvidor da prefeitura João Ary Krautchychyn, no ato representando o prefeito Beto Faria (PMDB); a gerente de Planejamento e Avaliação da SDR Canoinhas, Suelen Adur Wogeinaki, no ato representando o secretário regional Ricardo Pereira Martin; o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Joércio Mielke, no ato representando o deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) e o delegado regional da Polícia Civil da Comarca de Canoinhas, Wagner Valdivino Meirelles.

O evento contou com a participação da Banda Novos Talentos, sob a regência do maestro sargento da Polícia Militar, Paulo César Padilha.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134