Personalidades recebem título de cidadão honorário de Canoinhas
Canoinhas adotou de forma oficial, no dia em que completou seu 102º aniversário de emancipação político-administrativa, dois novos conterrâneos. Receberam o título de cidadão honorário do município o vice-governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira e o Juiz da Vara do Trabalho, Lauro Stankiewicz.
Projetos de resolução, que deram origem a honraria, tiveram respectivamente a autoria do presidente da Câmara, Renato Pike (PR) e do primeiro secretário da mesa diretora, vereador Wilmar Sudoski (PSD). As comendas foram entregues durante sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 12, e foi acompanhada por grande público.
Em sua fala, Renato Pike (PR) enalteceu de maneira breve a atuação pública dos homenageados em prol da comunidade e a participação deles no desenvolvimento do município. “Hoje Canoinhas tem a honra de recebê-los como novos filhos”, afirmou.
Ao fazer uso da palavra, Lauro Stankiewicz destacou a receptividade do povo canoinhense e relatou conquistas profissionais obtidas desde sua chegada há 12 anos. Lembrou, entre elas, o fato de a Vara do Trabalho local ter ficado por dois anos consecutivos entre as melhores unidades de justiça trabalhista do País na solução de processos por meio de acordo. “E este sucesso teve o empenho e participação de outros juízes, advogados, servidores e até das partes envolvidas”, credenciou.
Vice-governador Eduardo Pinho Moreira disse que tem identificação com o município por ter acompanhado e participado do crescimento e desenvolvimento do município. “Foi assim como deputado federal constituinte, secretário de Estado, presidente da Celesc, vice-governador e governador”, afirmou. Na oportunidade, anunciou a liberação de recursos na ordem de R$ 1 milhão para a área de Saúde.
São R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos para o novo Pronto Atendimento Municipal e outra metade para a compra de equipamentos para o Hospital Santa Cruz. “Agora o compromisso aumenta, pois sou filho desta terra e defensor ardente dos interesses de Canoinhas e do Planalto Norte”, ressaltou.
Pronunciamentos
Deputado Antonio Aguiar (PMDB) pediu licença ao juiz do trabalho, um dos homenageados, para centralizar o seu discurso entorno do vice-governador catarinense. Fez breve relato do histórico pessoal e político de Moreira lhe classificando como um dos melhores médicos cardiologistas do Estado e liderança catarinense inconteste. “Sem dúvidas merece reconhecimento, pela figura humana que representa, pelo chefe de família exemplar e pela dedicação com que desempenha suas funções na vida pública”, destacou.
Emocionado, Aguiar ainda fez menção ao drama pessoal pela qual o homenageado passou há menos de dois meses. “Se estivesse entre nós, dona Ivane sentiria orgulho pela honraria que seu marido recebeu no dia de hoje”, finalizou. A mulher do vice-governador, Ivane Fretta Moreira faleceu no final de julho após complicações em um procedimento de lipoaspiração.
Prefeito canoinhense Beto Faria (PMDB) considerou justa a homenagem por reconhecer publicamente a atuação das personalidades no desenvolvimento do município. “São pessoas que desempenham papel fundamental para a cidade”, falou. Agradeceu ainda o último ato de Moreira como governador em exercício ao assinar convênios em prol da Saúde do município.
Ricardo Pereira Martin, secretário do desenvolvimento regional, manifestou respeito à atuação pública e particular dos homenageados. “Trabalham com muita dedicação, esforço e responsabilidade”, comentou.
Conforme disse o juiz diretor do Foro, Márcio Schieffler Fontes, homenagem justa é aquela que engrandece o homenageado e também aquele que o homenageia. “E, sem dúvidas, esta foi um via de mão dupla”, finalizou.
Acompanhara a solenidade o vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB), prefeito de Bela Vista do Toldo Gilberto Damaso da Silveira, prefeito de Major Vieira Israel Kiem, secretários municipais, vereadores de municípios da região e o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar Mário Renato Erzinger. Também participaram representantes de entidades, de órgãos públicos, servidores do judiciário e da Vara do Trabalho e pessoas da comunidade.
Apresentações
Durante a solenidade, a banda Novos Talentos, sob a regência do maestro Paulo César Padilha, tocou o Hino Nacional e de Canoinhas e também a música Blue Ridge Saga. Professores Ademir Tinfil e Willian Rodrigues de Carvalho e a aluna Aline Marcela Lourenço, que atuam em projetos da rede municipal de ensino, se apresentaram com a Canção do Amigo, de autoria da Banda Novo Milênio.