Personalidades recebem títulos de cidadão honorário e benemérito de Canoinhas
Sessão solene realizada na noite de terça-feira, 26, no plenário da Câmara Municipal, homenageou quatro personalidades que são destaques nos seus ramos de atividade ou, que de alguma forma, contribuem para com o desenvolvimento do município.
Projetos de resolução, que deram origem aos títulos de cidadão honorário e benemérito, tiveram a autoria do presidente da Casa, Renato Pike (PR) e também dos vereadores Wilmar Sudoski (PSD), Chiquinho da Silva (PMDB), Paulo Glinski (PSD), Neno Pangratz (PP) e da vereadora Cris Arrabar (PT).
Conforme relatou o vereador Pike, homenagens como esta tem o objetivo de reconhecer e valorizar pessoas e tornar público a importância do trabalho que cada uma delas realiza por Canoinhas e sua gente. “É o reconhecimento à atuação exemplar que os homenageados mantêm em sua vida particular e pública”, ressaltou.
Entre os homenageados com o título de cidadão honorário estava o presidente do Sicoob Credicanoinhas, Francisco Greselle, que há 25 anos escolheu Canoinhas para desenvolver suas atividades profissionais e fixar residência. “Para mim, este dia é histórico e ficará para sempre guardado na minha lembrança”, destacou.
Também creditou o sucesso profissional à família e aos colaboradores da instituição financeira em que atua. “Divido este título com as pessoas que trabalham comigo e também com minha esposa e filhos, que são os meus alicerces”, agradeceu Greselle, que é natural do município paranaense de Bituruna.
Sócio-proprietário da Cia Canoinhas, Rafael Mirando da Silva recebeu o título de cidadão honorário por sua atuação de destaque no meio empresarial e por sua constante participação nas áreas social e comunitária. “O compromisso aumenta a partir de agora, por isso, vou continuar trabalhando em busca daquilo que nos é de direito e Canoinhas merece”, enfatizou.
Em outro momento, agradeceu os vereadores pela comenda e fez menção aos demais homenageados da noite. “É uma honra receber o título juntamente com o demais pares, pessoas que são referência no município”, concluiu o empresário, que nasceu no município de Major Vieira.
O gaúcho de Campinas do Sul, Pedrinho Berti, está radicado em Canoinhas há mais de 20 anos onde constituiu família e se tornou empresário de destaque no ramo agrícola. Recebeu o título de cidadão honorário canoinhense pelo empreendedorismo e serviços prestados, principalmente, aos produtores rurais do município. “Dedico esta homenagem à minha esposa, filhas e ainda aos meus funcionários pela parceria e comprometimento junto a empresa”, falou.
Advogado de reconhecido talento nos ramos previdenciário e tributário, empresário e ex-vereador na legislatura de 1997 a 2000, Francisco Vital Pereira recebeu dos vereadores canoinhenses o título do cidadão benemérito.
Visivelmente emocionado em seu discurso, agradeceu Canoinhas por lhe acolher em dois momentos importantes de sua vida: quando especialistas constataram a perda total de sua visão e após sua formatura no curso de Direito, vindo a atuar profissionalmente no município. “Talvez esta homenagem esteja diretamente relacionada a três motivos: o amor que tenho pela minha terra natal; o amor por minha profissão e o amor por minha família, que é o meu porto seguro”, comentou.
Discursos
Primeiro secretário da mesa diretora, vereador Wilmar Sudoski (PSD) classificou os homenageados como empreendedores e pessoas de reconhecida capacidade profissional. “São vencedores em suas atividades e importantes no desenvolvimento do município”, afirmou.
Secretário do desenvolvimento regional, Ricardo Pereira Martin lembrou a ligação pessoal com o homenageado Francisco Greselle. “É um prazer presenciar um ex-aluno recebendo este título, tornando-se assim um conterrâneo”, frisou. Martin foi professor de Greselle no Colégio Agrícola de Palmeira, no Paraná.
O discurso do vice-presidente da Câmara, vereador Chiquinho da Silva (PMDB) foi voltado à atuação do empresário Rafael Mirando da Silva. “Presta relevantes serviços à comunidade, sendo um expoente no ramo empresarial não só em Canoinhas, mas também no Planalto Norte e em Santa Catarina”, elogiou.
Médico ortopedista Marcelo Gallotti, no ato representando o deputado Antonio Aguiar (PMDB), disse que os homenageados carregam consigo o amor por Canoinhas. “Estar aqui e falar bem dessas pessoas é fácil, pois são cidadãos honestos, trabalhadores e que representam muito bem o município”, completou.
Já o prefeito Beto Faria (PMDB) destacou a iniciativa do legislativo em conceder as honrarias para pessoas que, no seu ponto de vista, representam com dignidade a atual geração. “São tão importantes quanto àqueles, muitas vezes anônimos, que ajudaram na construção do município para que hoje nós pudéssemos desfrutar”, finalizou.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134