Personalidades são homenageadas com títulos de cidadão benemérito e honorário de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h25
Câmara Municipal concedeu a honraria para sete pessoas que são destaques nos seus ramos de atividade
 

Sessão solene realizada na noite de segunda-feira (12), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, homenageou sete personalidades que são destaques nos seus ramos de atividades ou que, de alguma forma, contribuem para com o desenvolvimento do município. Os projetos de resolução que deram origem aos títulos de cidadão benemérito e honorário de Canoinhas tiveram a autoria do presidente do legislativo municipal, Beto Passos (PT) e dos vereadores Paulo Glinski (PSD), Bene Carvalho (PMDB) e Wilson Pereira (PMDB).

A honraria, segundo destacou Passos, é uma maneira encontrada pela Câmara de Vereadores de reconhecer e valorizar pessoas que, através de sua atuação exemplar na vida pública ou particular, tenham prestado relevantes serviços em prol dos canoinhenses. “É o momento de agradecer os homenageados por tudo que fizeram e ainda fazem pela comunidade e também de tornar público a importância do trabalho que cada um deles realiza por Canoinhas e sua gente”, completou.

Entre os homenageados estava o empresário do ramo imobiliário e da comunicação Joselde Cândido Cubas Batista que recebeu o titulo de cidadão benemérito canoinhense. A honraria foi de autoria do vereador Paulo Glinski que, ao ler o currículo do homenageado, classificou-o como “Empreendedor nato e apaixonado por Canoinhas. Detentor de um coração generoso E bondoso e pai de família exemplar. Cidadão reconhecido e referência no meio empresarial pela forma ética com que conduz suas empresas e também pelo trabalho social e comunitário que desenvolve através das suas emissoras de rádio”.

Joselde nasceu na localidade de Rio dos Poços, então interior de Canoinhas (hoje Bela Vista do Toldo) em 15 de outubro de 1957. Aos 18 anos começou a trabalhar como agrimensor, atua como corretor de imóveis há mais de 30 anos e é proprietário do grupo OCC que engloba as rádios Clube de Canoinhas AM, Planalto de Major Vieira AM e Transamérica Hits de Três Barras FM.

Pela excelência com que desempenhou suas funções religiosas e educacionais no município, Irmã Ida Warken recebeu o titulo de cidadã honorária de Canoinhas. O projeto de resolução, que deu origem a honraria, foi de autoria do vereador Wilson Pereira que, em seu discurso, relembrou a trajetória de vida da religiosa e destacou a importância de sua atuação na formação de leigos para a vida franciscana. “Dedicou grande parte de sua vida na formação dos jovens e emprestou seu conhecimento e trabalho para que a qualidade na educação fosse implementada nas escolas da cidade e do interior”, afirmou.

Irmã Ida nasceu em 20 de junho de 1935 na cidade de Três Arroios/RS. Iniciou sua formação religiosa aos 14 anos de idade. Em 1956 passou a usar o hábito franciscano e, um ano mais tarde, fez sua primeira transferência religiosa vindo a atuar no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas. Na escola, foi estudante do Magistério e depois diretora, além de ser coordenadora geral do curso de 1º grau.

Presença constante na organização de rifas, bingos e mutirões em favor dos mais necessitados, Matilde Schiessl Darmorus, conhecida popularmente como “Dona Tida” foi agraciada com o titulo de cidadã benemérita canoinhense. A homenagem partiu do vereador presidente Beto Passos. Ao ler a história de vida da homenageada, o vereador Célio Galeski (PSD) mencionou as dificuldades passadas por ela e o esposo Valdemiro para criar e dar estudo às seis filhas. “Mesmo com poucos recursos, Dona Tida lutou, ao lado do marido, para dar estudo às filhas. Hoje, são todas casadas e com curso superior na área de Educação. Esse fato é, ao lado dos 12 netos, o principal orgulho do casal”, ressaltou.

Natural da localidade do Serrito, interior do município, Dona Tida nasceu em 11 de dezembro de 1942. Trabalhou no Hospital Santa Cruz com as irmãs franciscanas e na lavoura. Apesar dos problemas de saúde em família, ela tem sido incansável na luta por benefícios em prol de instituições, associações e pessoas doentes ou com necessidades especiais.

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Clinica Médica, Saulo Pinto Sabatini recebeu o titulo de cidadão honorário canoinhense. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, é casado e pai de três filhos, dois deles, inclusive, médicos assim como ele. Em seu pronunciamento, o autor da honraria, vereador Bene Carvalho lembrou, que em mais de 30 anos de atividade, o homenageado foi responsável pelo nascimento de 19 mil crianças em Canoinhas e região.

Sabatini nasceu em Lages no dia 12 de junho de 1954. Estudou na sua terra natal e também em Vacaria/RS e Florianópolis. Visando o aperfeiçoamento do conhecimento profissional, é presença freqüente em simpósios, encontros e congressos nacionais e internacionais na área de saúde. Ocupa diversas atividades médicas em Canoinhas e região. Foi vereador em Três Barras e responsável pela construção do hospital local. Também foi vereador no legislativo canoinhense.

Conhecido por suas poesias publicadas no jornal Correio do Norte, Ari Carlos Ferreira dos Santos, que usa o pseudônimo de Arcafes, recebeu o título de cidadão honorário por sua contribuição literária ao município. O autor da homenagem foi o vereador presidente Beto Passos.

Ao ler o currículo do homenageado, o vereador Alexey Sachweh (PPS) disse que o trabalho lhe afastou do estudo quando criança, porém, Arcafes buscou a formação escolar depois de adulto para fazer o que mais gostava: escrever poesias. “Ao retornar a Canoinhas, em 1994, começou a trabalhar na prefeitura como jardineiro. Nessa época matriculou-se no CEJA e, em 2001, recebeu o diploma do Ensino Médio”, ressaltou. Arcafes nasceu no dia 1º de novembro de 1957, na localidade de Santa Cruz do Timbó, em Porto União, e veio ainda criança morar em Canoinhas. Foi em Curitiba, ao participar da Feira do Poeta Largo da Ordem que tomou gosto pelos poemas.

Referência estadual dentro da Policial Civil, o canoinhense Waldir César Padilha foi homenageado com o título de cidadão benemérito. A honraria foi de autoria do vereador presidente Beto Passos. Pai de cinco filhos e formado em Direito pela FURB, seguiu a profissão do avô Olivério Leal Padilha que foi inspetor de quarteirão, incumbência repassada na época pelo delegado local.

Alcançou como delegado concursado uma carreira de sucesso e já trabalhou nas cidades de Canoinhas, Porto União, Gaspar e Florianópolis. Atualmente comanda a delegacia de Blumenau. O vereador Tarciso de Lima (PP), em seu discurso, disse que “o brilhantismo profissional deste homem de hábitos simples e fala direta, levou-o ao cargo de diretor da Delegacia Especializada de Investigações do Estado (DEIC), função máxima para um policial apaixonado pelo trabalho de investigação”, enfatizou.

Fundador do PT estadual, o deputado federal Décio Lima foi homenageado com o título de cidadão honorário canoinhense. Formado em Direito e Filosofia pela Univali, de Itajaí, atuou como advogado e professor. Iniciou sua carreira política como vereador em Blumenau no ano de 1994. Foi também prefeito por duas vezes e já está em seu segundo mandato na Câmara Federal.

Autor da honraria, o vereador presidente Beto Passos destacou o empenho do deputado Décio Lima na captação e liberação de recursos para o município de Canoinhas. “Destinou R$ 300 mil de suas emendas federais para a construção da Unidade de Saúde do bairro Alto das Palmeiras que foi inaugurada recentemente. Também outros R$ 200 mil para a construção do CRAS que vai contemplar os bairros Sossego e Trícolim. Liberou ainda recursos para a pavimentação de ruas e a aquisição de maquinários. Esse é o Décio Lima, um político comprometido com a causa pública, que tem seu reduto eleitoral fixado em Blumenau, mas que sempre atendeu com carinho e respeito os pleitos de Canoinhas”, mencionou.

O homenageado é casado com a deputada estadual Ana Paula Lima e tem um casal de filhos. Foi também superintendente do maior porto em movimentação de contêineres do Brasil: o de Itajaí, nos anos de 2005 e 2006.

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134