Pia União de Santo Antônio tem atuação filantrópica reconhecida pelo legislativo

por admin última modificação 08/03/2018 21h26
Sessão solene homenageou as fundadoras e integrantes da atual diretoria com certificados de “Amigo de Canoinhas”

Os 60 anos de atuação filantrópica da Pia União de Santo Antônio foram reconhecidos publicamente pela Câmara Municipal de Canoinhas durante sessão solene realizada na noite de terça-feira, 10. Certificados de “Amigo de Canoinhas” foram entregues às fundadoras e integrantes da atual diretoria da associação.

Ao todo foram 15 homenageadas. Placa reconhecendo os relevantes serviços prestados à comunidade foi entregue a Arlete Maria Voigt e Aurea Maria Schreiner, duas das mais antigas participantes.

Projeto de resolução, que deu origem ao ato solene, teve a autoria do vereador João Grein (PT) que, em seu discurso, enalteceu as obras e ações de solidariedade realizadas ao longo de seis décadas. “São muitas pessoas envolvidas, que dedicaram e ainda dedicam tanto de si para ajudar o próximo, através de um trabalho de valor social com mérito reconhecido”, enfatizou.

Para o secretário municipal de Administração, Argos José Burgardt, o sucesso das atividades da associação está relacionado à dedicação e empenho de suas integrantes. “Trabalho que tem como base a família e o amor ao próximo”, considerou. No ato, o secretário representou o prefeito Beto Faria (PMDB).

Na opinião do presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR), a associação desenvolve ações que acabam suprindo necessidades não atendidas pelo poder público. “Mulheres, que de maneira voluntária, abdicam do convívio familiar para se dedicarem de corpo e alma a uma família maior”, ressaltou.

Na ocasião, ele também anunciou que a Pia União estava sendo contemplada com a liberação de R$ 20 mil por parte do Governo do Estado. “Fui comunicado pelo Deputado Antonio Aguiar que o convênio será assinado na sexta-feira”, comentou. O recurso será utilizado na finalização das obras de reforma e ampliação do Lar de Idosos, que é mantido pela associação.

A presidente da associação, Arlete Voigt, creditou a homenagem ao trabalho realizado pelas atuais integrantes e também às pessoas que lhe antecederam no comando. “Lançaram a semente que germinou, cresceu, virou uma árvore frondosa e que serviu de abrigo para muitos necessitados ao longo desses 60 anos. E isso só foi possível porque o trabalho foi feito com amor e fé”, finalizou.

 

Fundadoras homenageadas

- Ana Bosse, sendo representada por Olinda Burgardt

- Isabel Friedrich, sendo representada por Astrid Wiese

- Tereza Posto, sendo representada Edna Postol da Silva

- Maria Bojarski Stockler Pinto, sendo representada por José Henrique Stockler Pinto

- Leonora Carvalho (in memorian), sendo representada por Eliete Carvalho

- Jadviga Bojarski, sendo representada por Ludomila Bojarski

 

Diretoria atual

- Nereida Cherem Corte, representada por Arlete Voigt

- Arlete Maria Voigt

- Ana Dorothéa Wendt

- Ana Maria Wrubleski

- Gersi Gonçalves

- Márcia Marisa Zicruth

- Aurea Maria Schreiner

- Euni da Silva Gruhner

- Odete Olescovicz

 

Histórico

A Pia União de Santo Antônio foi fundada em 13 de julho de 1953 com o objetivo de ajudar a população do centro, bairros e periferia através de doações de alimentos, roupas e remédios. A iniciativa de um grupo de senhoras recebeu o apoio do comércio e da indústria e foi abraçado pela população.

Já nos primeiros anos de atividades existia a intenção de se instalar um lar para idosos. Em 1958, com o apoio da prefeitura, a Pia União adquiriu um terreno no bairro Alto da Tijuca e, após dez anos, construiu um imóvel com 600 metros quadrados.

Como naquela época não existia política pública voltada para os idosos, a diretoria optou por abrigar menores em situação de risco. Ao longo de 30 anos acolheu crianças de seis a 12 anos, oferecendo assistência como lar, alimento vestuário, educação e carinho.

Com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na década de 90, o trabalho desenvolvido com os jovens teve que ser finalizado. Mesmo assim, a atuação do então movimento religioso foi reconhecida no ano de 2000 com o troféu e diploma de “Amigo de Santa Catarina”, entregues pelo governador da época.

O prédio que abrigava as crianças foi cedido então às Obras Sociais da Paróquia Santa Cruz. Alguns anos depois, o imóvel voltou a ser administrado pela Pia União de Santo Antônio.

Em 2009, nova diretoria foi formada e também elaborado estatuto de acordo com o Código Civil, desmembrando-se assim das Obras Sociais da Paróquia e transformando-se numa associação laica. A partir daí, Assembleia Geral decidiu por - unanimidade de votos - restaurar o prédio e adaptá-lo para um Lar de Idosos.

Num período de dois anos, a associação trabalhou na adequação de documentos, buscou auxilio técnico para a análise das condições do imóvel e angariou fundos para a efetivação das obras. Para tanto foram realizadas promoções, obtidas doações e também formado um quadro de sócios contribuintes.

Contribuições vieram da comunidade e, principalmente, da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OESA), Escola Tempo Feliz e do Café Solidário. A Rigesa doou a mobília para os quartos, geladeira, fogão industrial e diversos equipamentos eletroeletrônicos.

Também houve a participação da Casa da Amizade, formada por mulheres rotarianas que doou a cozinha industrial, incluindo louças e demais pertences. Em fase final de reforma e ampliação, o prédio que vai abrigar o Lar de Idosos ainda aguarda por ajuda governamental para a sua conclusão.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134