Pike sugere que prefeitura mande fiscalizar asfaltamento de ruas em novo residencial no bairro Piedade
Por sugestão do vereador Renato Pike (PR), a Câmara está encaminhando ofício à prefeitura, no qual solicita que o prefeito Beto Faria (PMDB) determine que o setor competente fiscalize o andamento das obras de asfaltamento nas ruas do Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida, que está sendo construído no bairro Piedade.
A iniciativa do vereador teve como base resposta a requerimento de sua autoria, enviada na semana passada pela Gerência Executiva de Habitação (Gihab) da Caixa Econômica Federal, com sede em Joinville.
Pelo ofício, a Gihab explicou que a apesar das obras do novo residencial estarem sendo realizada através de uma parceria público/privada, o asfaltamento deveria ser fiscalizado pelo Executivo Municipal pelo fato das ruas serem públicas. “A manutenção das vias pós entrega do empreendimento serão de responsabilidade da prefeitura”, alertou o documento.
Ainda de acordo com a Gihab, a engenharia da Caixa ainda não vistoriou a cobertura asfáltica já depositada em uma das ruas e, muito menos, liberou recursos como parte de pagamento à Implantec, empresa executora das obras.
A queixa de Pike é relacionada ao material que está sendo utilizado na compactação da base que, na sua opinião, não é o recomendado. “Ao invés de pedra, está sendo usado cascalho”, garantiu.
Segundo foi comentado pelos vereadores na sessão ordinária de segunda-feira, 22, o material é descarte de uma empresa que explora o cascalheiro situado em Rio Pretinho, interior do município.
Conforme o vereador, que esteve vistoriando as obras no final do mês de janeiro, a própria população do bairro está colocando em xeque a qualidade da base feita para receber a camada asfáltica. “Estão com medo de que em menos de um ano já comece a apresentar problemas”, relatou.
Moradias
O novo residencial terá 400 novas moradias destinadas à pessoas de baixa renda. O módulo 1 contará com 336 casas populares de 42 metros quadrados, com sala, copa e cozinha conjugada, além de dois quartos e um banheiro. Já o módulo 2 contará com outras 64 unidades.
O investimento total supera os R$ 24 milhões, sendo que a parceria envolve a prefeitura de Canoinhas, secretaria municipal de Habitação e a Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida. Cerca de 2,5% do custo total da obra deverá ser utilizado para que o município possa desenvolver projetos sociais junto aos futuros moradores.
Além das ruas pavimentadas, o novo residencial ainda terá em sua infraestrutura externa redes de iluminação pública, de abastecimento de água e de coleta de esgoto, bem como, estação de tratamento de esgoto.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134