Planejamento do projeto Ater é apresentado durante encontro em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h26
Vereador João Grein representou a Câmara Municipal e o Sintraf na reunião que debateu as ações e objetivos do programa que auxiliará agricultores familiares em oito municípios da região

Como forma de apresentar atividades já desenvolvidas em programas anteriores, repassar dados pertinentes à chamada pública nᵒ141/2014 do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e colher relatos das entidades com possíveis demandas, a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) reuniu agricultores familiares na sede da Asemca, na tarde da última quarta-feira, 16.

O encontro, segundo a organização, serviu para expor o planejamento estratégico do projeto que visa a diversificação em áreas de cultivo de tabaco, em parceria com entidades e associações ligadas aos fumicultores.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e a Câmara Municipal de Canoinhas, vereador João Grein (PT) participou e enalteceu os encaminhamentos tomados na reunião. “Foram debatidos os caminhos a serem trilhados pela Cooptrasc e os referidos parceiros, visando a melhora da qualidade de vida daqueles que dependem da agricultura familiar e da fumicultura para sua sobrevivência no campo”, afirmou.

Encontros semelhantes a este, que aconteceu em Canoinhas, também serão realizados em mais sete municípios da região: Major Vieira, Papanduva, Santa Terezinha, Itaiópolis, Bela Vista do Toldo e Mafra.

Estima-se que o público a ser atendido pelo projeto é de 960 Unidades de Produção Familiar (UPF’s) que produzem tabaco ou, que então, tenham realizado o plantio até o ano de 2009. Os municípios participantes foram escolhidos de acordo com a área (hectare) plantada de fumo.

Em Canoinhas, a equipe técnica do projeto é composta pela engenheira florestal Paula Regina Ferreira Soares e pelos técnicos agrícolas Alvir Marcelo Fuck, Jossiel Kuchnir e Scheila Michele Muhlbauer. A coordenação dos trabalhos é de Dilso Barcellos.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Joércio Mielke e também técnicos da pasta; a secretária municipal de Assistência Social, Angela Maria Soares e técnicos da pasta; o gerente regional da Epagri, Donato João Noernberg; representante da Embrapa, Élcio Hirano, além de pessoas ligadas a Cresol e agricultores cadastrados no projeto Ater e que residem nas localidades de Rio da Areia do Meio e Entre Rios.

Objetivos do projeto Ater

- Geração de renda através da diversificação das propriedades;

- Melhora da organização social das UPF’s e comunidades envolvidas;

- Acesso as políticas públicas, em especial, à comercialização dos produtos;

- Envolver mais de 50% de mulheres nas ações do Ater, proporcionando que mais de 30% dos trabalhos desenvolvidos tenham foco específico nas suas demandas;

- Envolver no mínimo 20% de jovens nas atividades, propiciando criar condições que possibilitem suas permanências no campo e que não sejam público potencial de cultivo de fumo.

A chamada pública do projeto Ater, desenvolvido pela Cooptrasc, tem o respaldo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater). Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no escritório local, em Canoinhas, situado a Avenida Rubens Ribeiro da Silva, nᵒ825, próximo ao portal.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134