Polícia Militar realiza formatura e apresenta 91 novos soldados à sociedade catarinense
Solenidade realizada na manhã de quinta-feira, 03, em Caçador, no meio oeste catarinense, marcou a apresentação de 91 policiais militares à sociedade catarinense. Os novos soldados foram formados nas 2ª e 10ª regiões da Polícia Militar. Do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Canoinhas, que realizou o Curso de Formação de Soldados (CFSd) entre 07 outubro de 2013 a 27 de junho deste ano, foram formados 29 novos policiais.
A formatura aconteceu no Parque Central José Rossi Adami. Estiveram presentes na solenidade o comandante geral da PM, coronel Valdemir Cabral, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávilla, o diretor do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso, o subcomandante geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, a procuradora de Justiça e presidente de honra da Associação Filantrópica de Amparo dos Policiais Militares (Afapom), Heloísa Abdalla Freire, além de demais autoridades civis e militares.
O município de Canoinhas marcou presença no evento com o vereador Renato Pike (PR). “São novos profissionais que chegam para reforçar o efetivo existente e, que com suas atuações, irão garantir a ordem pública e segurança em diversos locais do estado catarinense”, ressaltou. Na ocasião, ele representou a presidência da Câmara Municipal e também o prefeito Beto Faria (PMDB). O tenente coronel Mário Renato Erzinger, comandante do 3º BPM, também acompanhou a solenidade.
Na solenidade aconteceu a entrega do Kit de Proteção Individual aos novos soldados, composto por colete de proteção balística, pistola, munições, cinto de guarnição, algema, tonfa e espargidor de gás de pimenta. O kit acompanhará cada policial militar durante toda a carreira. A Banda Musical Novos Talentos, de Canoinhas, abrilhantou o evento.
O curso teve 1.445 horas/aula de instruções, realizadas ao longo de 35 semanas de curso, onde os alunos soldados adquiriram conhecimentos em legislação, técnicas de policiamento ostensivo, defesa pessoal, primeiros socorros, noções de direito, ética, relacionamento interpessoal, dentre outras matérias.
A partir de agora, os novos soldados devem se apresentar no 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caçador, no 26º BPM de Herval do Oeste e no 3º BPM de Canoinhas, de onde serão remanejados para os municípios da região.
Na sexta-feira, 04, nova solenidade será realizada em Chapecó, onde serão formados mais 140 soldados. Esta será a terceira e última formatura dos alunos do CFSd. Contabilizando os 623 formados em São José, na última terça-feira, 1º, serão um total de 854 novos policiais atuando no Estado catarinense.
Pronunciamentos
Em seu discurso, o comandante-geral da PM, Valdemir Cabral, disse que os novos soldados deveriam ser fazer presentes na rotina diária dos cidadãos catarinenses. “Para proporcionar a tranquilidade que todos almejam em suas vidas e na vida de seus familiares", destacou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, afirmou que cada um dos formados, a partir de agora, assumiam o compromisso de servir a sociedade catarinense e garantir a segurança dos cidadãos. “Pela escolha dessa carreira, muitas vezes terão de deixar de lado a vida pessoal para tentar solucionar crises e problemas sociais”, finalizou.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134
Com informações da equipe de CCS da PM