Presidente representa o legislativo no Encontro Macrorregional de Saúde da Família
Com o objetivo de fortalecer a política nacional de atenção básica a saúde, realizar a troca de experiências e divulgar e premiar trabalhos que contribuíram para o fortalecimento da saúde na região foi realizado, durante toda a sexta-feira (30), o Encontro Macrorregional de Saúde da Família.
O evento aconteceu na sede social do Canoinhas Tênis Clube e foi uma realização da Secretaria de Estado da Saúde, Gerência de Atenção Básica (Geabs) e Gerências de Saúde das Secretarias do Desenvolvimento Regional de Canoinhas e Mafra. Participaram do encontro os representantes de 14 municípios do planalto norte catarinense e que integram a comissão de intergestores.
O presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos (PT), participou da abertura do encontro e cobrou, durante seu pronunciamento, mais atenção e valorização aos profissionais que atuam nos programas de saúde da família.
Segundo ele, “Não estou aqui para criticar nenhum governo, mas sim, para pedir a reflexão de todos. Nós, que ocupamos cargos eletivos ou na administração pública, temos que lutar pela implantação de políticas que auxiliem e valorizem os profissionais da saúde. Afinal, hoje tem agente de saúde recebendo menos de um salário mínimo para desempenhar suas funções. Isso é lamentável”, frisou o vereador.
Passos também citou o trabalho do legislativo municipal na aprovação de projetos que auxiliam na busca e na liberação de recursos para a área de saúde do município. “A Câmara de Vereadores tem sido parceira do governo do município em todos os pleitos, principalmente, naqueles relacionados ao desenvolvimento e incremento das ações da saúde”, completou.
O encontro teve como palestrantes a pediatra e consultora do Ministério da Saúde, Maria Emishiwaski e a coordenadora de fortalecimento da Atenção Básica do Planalto Norte e Nordeste, Janine Luzia Biella.
Durante o dia, equipes dos municípios participantes apresentaram seus trabalhos e, no final da tarde, o projeto vencedor foi escolhido para representar a macrorregião no Encontro Catarinense de Estratégia de Saúde da Família (ESF).