Professor da UnC discute desenvolvimento do município
O professor e pós-doutor pela Universidade Nova de Lisboa, Reinaldo Knorek, fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores nesta semana para discutir o desenvolvimento econômico do município. Professor da Universidade do Contestado (UnC), Knorek concluiu seu pós-doutorado por meio de tese que avalia e compara as políticas públicas de desenvolvimento de Portugal e do Brasil. Logo no princípio de sua fala, o professor explicou ao público a diferença da política de governo, a qual classifica como temporária e pertencente a mandatos determinados, e a política pública, que está na forma de lei e demanda continuidade. “Tem muitas ideias que morreram por serem programa de governo e não terem continuidade. Os cidadãos pagam muito por isso”, afirmou.
Em sua fala, Knorek buscou explicar conceitos estudados em sua tese para a compreensão da importância das políticas públicas de desenvolvimento. O professor destacou a diferença entre desenvolvimento regional, que “transcende o lado cultural e espaço geográfico”, e o desenvolvimento territorial, que “está limitado aos limites do município e do estado”. “Desenvolvimento é além de crescimento. Perpassa pela ideia do social, econômico e ambiental”, afirmou.
Ao abordar o tópico empreendedorismo, Knorek comentou que já houve a iniciativa da universidade implementar uma incubadora tecnológica, tema que foi debatido em seminários na casa de leis. Para o professor, no entanto, é preciso aprofundar o diálogo, pois o projeto demanda de gestão. Knorek ainda destacou a necessidade em estudar a logística da cidade, considerando as rodovias que passam pelo município. “Precisamos criar instrumentos de gestão, capacitar pessoas e utilizar desses instrumentos”, concluiu.
O presidente Wilmar Sudoski (PSD) agradeceu a presença e a preocupação do professor com o desenvolvimento da região. “O teu aprendizado temos que ler, interpretar e tentar implementar. Técnicas que devem ser desenvolvidas e aprimoradas para que elas funcionem”. Sudoski também agradeceu a presença dos alunos da 6ª fase de administração – presentes no plenário – e destacou a importância da participação acadêmica nos trabalhos legislativos.
O vereador Coronel Mário Erzinger (PR) afirmou que é preciso utilizar de instrumentos já disponíveis no município para o seu desenvolvimento, como os projetos de extensão da UnC. “Nós temos que fazer esse plano de gestão pensando daqui a muitos anos, mas a participação da universidade é fundamental nesse processo”.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145
Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123