Projeto “Leia Canoinhas” premia os leitores destaque do ano

por admin última modificação 08/03/2018 21h29
Wilson Pereira representou o legislativo na solenidade de homenagem; Alunos, professores, direção das escolas prestigiaram o evento
Solenidade realizada na manhã de quinta-feira, 06, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, premiou os leitores destaque do projeto “Leia Canoinhas”. O concurso, que em 2012 completou sua oitava edição, é desenvolvido pela prefeitura do município, através da Secretaria de Educação e conta com o apoio da iniciativa privada.
Alunos das redes municipal e estadual de ensino, que tiveram trabalhos classificados para a etapa estadual da “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro” e da “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica”, também foram premiados. Estudantes, professores e a direção das escolas envolvidas, além de autoridades participaram das atividades.
O vereador e vice-prefeito eleito de Canoinhas, Wilson Pereira (PMDB), representou o legislativo municipal e destacou a importância do projeto no desenvolvimento social e intelectual das crianças. “A iniciativa vai além das ações que priorizam o exercício da leitura. Ela oportuniza práticas da cidadania, amplia o leque de conhecimento e fortalece a intelectualidade dos alunos e, por consequência, também da sociedade em que estão inseridas”, ressaltou o vereador logo após a solenidade.
A comissão de avaliação do concurso escolheu os vencedores não apenas pela quantidade de livros lidos, mas também pela qualidade dos resumos apresentados pelos participantes. Os leitores destaque foram: aluno Eduardo de Souza da 1ª série da E.B.M Presidente Castelo Branco; aluna Laís Estefani Alves da 2ª série da E.R.M de Bonetes de Cima; estudante Gabriela Galeski da 3ª série da E.B.M Evaldo Dranka; aluna Mariane Ribeiro Gonçalves Rocha da 4ª série do G.E.M Ney Pacheco de Miranda Lima; estudante Maria Fernanda de Barros da 5ª série do G.E.M Reinaldo Kruger; aluno Lucas Israel Borges da 6ª série da E.B.M Maria Lovatel Pires; aluna Emelin Taine Goestemeier da 7ª série da E.B.M Lovatel Pires (Também premiada recentemente pelo Tribunal Regional Eleitoral pelo 2º lugar obtido no concurso de redação com o tema “Votar é massa”) e a estudante Helena Padilha Karvat da 8ª série da E.B.M Presidente Castelo Branco. Tanto os alunos, quanto os professores responsáveis, receberam os certificados.

Os julgadores premiaram ainda os alunos revelação. Na categoria “Anos Iniciais” foi escolhida a estudante Maria Fernanda de Barros do 5º ano do G.E.M Reinaldo Kruger. Já na categoria “Anos Finais” foi premiada a aluna Bruna Galeski da 8ª série da E.B.M Maria Izabel de Lima Cubas. Funcionários das unidades educacionais também receberam o prêmio. Os escolhidos foram a professora Marinês Maria Maieski Kaschuk (25 obras lidas), a pedagoga Giselle de Araújo (25 obras lidas) e merendeira Patrícia Aparecida Bolmann (14 obras lidas).
Foram homenageados os alunos Rafael Borges e Júlia Schumacher (categoria Poesia); Ana Cláudia Mayevski (categoria Memórias Literárias); Bruna Vailate (categoria Crônica) e Camila Dal`Comuni Augusto (categoria Artigo de Opinião). Todos eles tiveram trabalhos vencedores na fase municipal e foram classificados à fase estadual da “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”.
Durante a solenidade, ainda foram entregues medalhas a quatro estudantes, professor responsável e a direção da E.B.M Guilhermina Veiga Ferreira, vencedores da fase municipal da “Olimpíada de Astronomia e Astronáutica”. Maiara Cavalheiro (ouro) e Luciano Ostroski, Dinair Cristina Corrêa de Oliveira e Gustavo Carlos de Maia (bronze) receberam a honraria.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134