Projeto da Epagri busca instalação de usina de laticínios na região
O presidente Wilmar Sudoski utilizou a tribuna na sessão desta segunda-feira, 28, para abordar o desenvolvimento econômico ligado à produção rural do município. O edil relatou que, juntamente com o vereador Coronel Mário Erzinger (PR), o prefeito Beto Passos e o vice-prefeito Renato Pike, participou de uma reunião na Epagri para debater o projeto Planorte Leite, que incentiva o desenvolvimento da região através da produção do leite. Por meio do Gerente Regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg, e do Coordenador do Planorte Leite, Waldemiro Sudoski, foram apresentadas informações e um projeto para a expansão do mercado do produto na região.
Segundo o presidente, o trabalho desenvolvido pela Epagri, juntamente com a Amplanorte e demais prefeituras e entidades, vem sendo realizado há anos na região e tem apresentado resultados positivos. Atualmente, a produção de leite no planalto norte é de 30 mil litros por dia, porém, com perspectiva de crescimento para até 500 mil litros diários. Em Canoinhas, são produzidos 13 mil litros todos os dias. “É um produto que agrega valor, que gera um retorno financeiro mensalmente”, relatou.
Sudoski também discorreu sobre o projeto de instalação de uma usina de laticínios na região, desenvolvido pelos coordenadores do Planorte Leite. “Foi realizado um estudo sobre a viabilidade e deve ser implantada na região uma usina de laticínios, onde serão produzidos o leite em caixinha, em saquinhos e o queijo parmesão”, relatou. Segundo o projeto, a tendência para o ano de 2022 é de que a empresa produza até 100 mil litros de leite por dia.
Com o projeto desenvolvido, o presidente lembrou que agora é necessário buscar investidores interessados em implantar a indústria na região. O planejamento prevê um investimento de aproximadamente R$6 milhões para a instalação da usina. “Este projeto necessita, daqui para frente, que nós busquemos investidores”, afirmou.
Em sua fala, Sudoski também lembrou das propriedades da produção no planalto norte. “Nós temos aqui na região um dos melhores leites a nível de qualidade de produção, devido à qualidade do nosso pasto.” O presidente também afirmou que a Epagri tem trabalhado junto aos produtores para incentivar o crescimento da produção, com o objetivo de ampliar os investimentos na região. “Como temos produto de alta qualidade, a possibilidade de isso dar certo é muito grande”, concluiu.
A vereadora Telma Bley (PMDB) comentou que participou do projeto em sua fase de implantação e que, na época, viu os desafios dos produtores que trocaram o cultivo do fumo pela produção de leite com o objetivo de oferecer maior qualidade de vida às famílias e trabalhadores. “Eles se submeteram ao processo de mudança e levou um tempo para que conseguissem novamente ter uma renda plausível para o sustento de suas famílias”, relatou
Telma comemorou os resultados positivos do projeto, parabenizando as famílias produtoras. “As pessoas têm que ter uma inquietação laboral e a vontade de dar certo”, afirmou.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145
Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123